Cor das placas dos carros, significado

Publicado em 20 setembro, 2012 / Atualizado em 13 de agosto de 2013

Saiba o que significa as cores das placas dos veículos

Todos os veículos automotores que circulam nas rodovias e estradas brasileiras devem possuir uma placa de identificação. Os carros novos, recém-comprados, podem circular por até 15 dias sem placa (pode variar de acordo com o estado, por isso consulte o DETRAN de sua cidade), bastando o proprietário estar portando a nota fiscal de compra. Após esse período, caso o veículo continue sem emplacamento, o proprietário será multado e não poderá rodar com o veículo até a situação ser regularizada.

As placas são emitidas pelos DETRANS de cada estado, e são compostas pela combinação de três letras e quatro números. Este tipo de placa passou a vigorar a partir de 1990, pois até então as placas eram compostas de duas letras e quatro números.

O sistema antigo deixou de ser usado porque possuía limitações, como a possibilidade de um veículo ter a mesma placa de outro veículo de outro estado. Com ele, além de aumentar a disponibilidade de placas disponíveis, evitou-se que dois veículos possuíssem a mesma placa, o que dificultaria a aplicação de multas ou mesmo a cobrança do DEPEVAT, IPVA e licenciamento.

Além disso, a placa de identificação serve para identificar o proprietário ou condutor do veículo nos casos de atropelamento e infrações de trânsito, por exemplo. A combinação de letras varia de acordo com cada estado.

Placa cinza
Modelo de placa em vigor atualmente

Além da diferenciação com letras e números, as placas de identificação de veículos também pode se diferenciar de acordo com sua cor.

As cores das placas classificam os veículos de acordo com sua finalidade ou quem os conduz, dessa maneira fica fácil identificá-los, pois basta apenas observar a cor da placa. O padrão de cores mudou bastante ao longo do tempo, conheça abaixo o padrão utilizado atualmente.

O que significa a cor das placas

  • Placa cinza, com letras e números pretos: essa é a placa mais vista nas ruas e rodovias, ela serve para identificar veículos particulares, sejam eles carros de passeio, motos, utilitários ou caminhões.
  • Placa branca, com letras e números vermelhos: essa é específica para veículos de autoescolas. Quando você se deparar com um veículo com este tipo de placa, é muito provável que um aprendiz de motorista esteja ao volante.
  • Placa branca, com letras e números pretos: destinada a veículos oficiais, pertencentes aos poderes federais, estaduais ou municipais. Carros de polícia, bombeiros, prefeituras e câmaras de vereadores, por exemplo, usam este tipo de placa.
  • Placa azul, com letras e números brancos: são placas usadas por montadoras para testar veículos que serão lançados. Seu uso tem como objetivo possibilitar que as montadoras testem os veículos nas ruas.
  • Placa azul, com letras e números brancos: são de uso exclusivo de autoridades de relações internacionais, como diplomatas, por exemplo. Essas placas são acrescidas de mais duas letras, a depender do cargo da autoridade. São elas ADM (Administrativo), CC (Corpo Consular), CD (Corpo Diplomático), CMD (Chefe de Missão Diplomática, exclusiva do Embaixador), OI (Organismo Internacional).
  • Placa preta, com letras e números cinza: são placas para veículos de coleção, e com mais de trinta anos de fabricados. Vale lembrar que este tipo de placa só pode ser utilizado mediante declaração ao DETRAN informando que se trata de um veículo de coleção.
  • Placa preta, com letras e números dourados: é de uso exclusivo em carros oficiais de autoridades como prefeitos, presidente de câmara, presidente de assembleias e tribunais. O que mais chama a atenção neste modelo de placa é que ela possui o brasão da república gravado antes das letras.
  • Placa verde, com letras e números brancos: são utilizadas por concessionárias e oficinas mecânicas que precisam testar os carros nas ruas. Essa não é uma placa muito comum de ser vista, já que a maioria das oficinas e concessionárias não a utilizam. Mas se você avistar algum carro com este tipo de placa, saiba que ele está passando por uma manutenção e o mecânico está fazendo testes.