Convocação e nomeação em concurso público

Publicado em 21 outubro, 2014 / Atualizado em 23 de outubro de 2014

Depois de ser aprovado no concurso público, o candidato deverá aguardar sua convocação e nomeação

Depois de muito estudo e dedicação, chega o momento em que, em fim, conseguimos passar em um concurso público. Com certeza esse é um momento de muita alegria e realização pessoal. Afinal, todo concurseiro sabe o quanto é difícil obter a aprovação.

Passadas a emoção e euforia inicial, chega o momento de pensar quais serão os próximos passos a serem dados até a investidura no cargo público. O que deve ser feito depois de passar dentro do número de vagas, ou mesmo ser classificado, quais os prazos etc.

Depois de passar na prova, o candidato à vaga deve ficar atento às duas etapas seguintes do concurso, que é a convocação e nomeação.

Convocação

A convocação é o primeiro contato que a instituição para a qual você prestou o concurso fará com você.

Como sabemos, antes de efetivamente  tomar no cargo público é necessário que algumas etapas sejam completadas, etapas essas que têm como objetivo verificar se o candidato está apto ou não a ocupar o cargo.

De maneira geral, na convocação o candidato deverá apresentar  a documentação exigida no edital bem como seus exames médicos, que costumam ser solicitados na comunicação feita para a convocação, que pode ser por e-mail, telefone, telegrama ou outra escolhida pela instituição.

Portanto, quando o candidato é convocado, ele deverá ir até o local estabelecido para entregar sua documentação, exames  médicos e fazer as avaliações necessários para o exercício do cargo. Em alguns casos previstos em lei, pode ser exigido do candidato uma avaliação psicológica para avaliar sua aptidão para ocupar o cargo e exercer as atribuições inerentes a ele.

[related_posts]

Nomeação

Após a convocação, se tudo estiver certo com sua documentação e demais avaliações que são feitas, ocorrerá a nomeação. A nomeação é feita através de publicação no Diário Oficial da União (se for concurso federal), tornando o candidato apto a tomar posse no cargo público.

A nomeação é a única forma de provimento primário de cargo público, já que antes dela, o candidato não tinha nenhum vínculo com a administração pública.

Já as demais modalidades de provimento de cargo público são consideradas secundárias (aproveitamento, promoção, reintegração, recondução,  readaptação e reversão ), pois aquele está provendo o novo cargo público já é servidor público.

Depois de nomeado, o candidato tem o prazo de trinta dias para tomar posse e em seguida quinze dias para entrar em exercício. Vale lembrar que, antes do término do prazo de 30 dias para a posse, o candidato pode requerer à administração a prorrogação desse prazo por mais trinta dias.

Conclusão

Se você foi aprovado em um concurso público fique atento. Quando for convocado, entre em contato com a instituição para que seja feita sua apresentação e entrega de documentos e exames. Estando tudo certo, basta agora aguardar sua nomeação,.