Converter (vCard) VCF para CSV ou CSV para VCF

Publicado em 19 fevereiro, 2012 / Atualizado em 22 de janeiro de 2016

Ferramentas para a conversão entre os formatos VCF e CSV

Conversão entre VCF e CSVExistem diversos formatos de arquivos usados para guardar a agenda de contatos tanto dos aparelhos celulares quanto dos smartphones. No post anterior, mostramos que o sistema operacional para smartphone Android é capaz de importar a lista de contatos de celulares da Sony Ericsson, que em geral trabalham com arquivos .vcf ( leia: Transferir agenda de Sony Ericsson para Android).

No entanto, existem aparelhos e programas que não oferecem suporte a arquivos em formato .vcf, e nestes casos é necessário fazer a conversão para outro formato também aceito por grande parte dos aparelhos e aplicativos, como é o caso do .csv. Esse é o caso, por exemplo, do cliente de e-mail Thunderbird, que utiliza arquivos .csv para importar e exportar a lista de contatos de e-mail. O formato .csv é amplamente suportado pelo Excel.

Para fazer a conversão de arquivos VCF para CSV uma boa opção é o serviço Online vCard Converter. Esse serviço gratuito pode converter em segundos arquivos VCF para CSV ou LDIF, inclusive oferecendo algumas configurações adicionais como, por exemplo, converter de CSV exclusivamente para o Gmail. Basta apenas enviar o arquivo VCF para o site e aplicar a conversão.

Existem duas configurações extras que podem ser aplicadas, que é a de tratar apenas endereços de e-mail ou lista de números de telefone de contatos. Essa configuração é feita através de checkbox, e você pode selecionar as duas opções, caso necessite.

Se sua necessidade é fazer o contrário, ou seja, converter CSV para VCF, você pode fazer uso de outro serviço online gratuito, o CSV to vCard. Essa conversão é necessária, por exemplo, para quem possui aparelhos da Apple, como o iPhone, que utiliza o formato vCard. A utilização da ferramenta é extremamente simples e rápida.