Converter Flash para HTML5

Publicado em 24 novembro, 2011 / Atualizado em 5 de julho de 2012

Ferramentas gratuitas para fazer a conversão de Flash para HTML5

 

Depois de 10 anos sem atualização, a linguagem HTML sofre uma reestruturação e torna-se mais completa, sintaticamente mais enxuta e cheia de recursos interessantes e úteis para as necessidades atuais de usuários e desenvolvedores. Ao passar da versão 4 para a 5, a linguagem HTML trará (pois ainda não foi finalizada) muita praticidade para a vida dos desenvolvedores. No entanto, poderá forçar uma mudança nas ferramentas de trabalho de outros: os desenvolvedores de aplicativos em Flash.

Isso porque especula-se que a chegada do HTML 5 pode culminar com o fim do Flash, haja vista que o novo padrão possui recursos que viabilizam a criação de vídeo e animação. Inclusive já existem até jogos feitos totalmente em HTML 5. Contudo, o elemento canvas, responsável pela renderização de imagens, ainda não é tão completo quanto o Flash, mas como o HTML 5 ainda está em fase de desenvolvimento, muitas novidades podem ser esperadas.

Logotipo do HTML5

Quem possui algum aparelho da Apple, como um iPhone ou iPad, talvez já tenha se frustrado por tentar acessar uma página com conteúdo em Flash e não pode ter acesso a tal conteúdo. Isso acontece porque os aparelhos da Apple não possuem suporte ao Flash. Nestes casos, a solução é converter o Flash para HTML 5, que é suportado. O caso da Apple foi apenas um exemplo. Se você deseja ou precisa fazer a conversão de Flash para HTML 5, saiba que é possível e existem algumas ferramentas para automatizar o processo.

Como converter Flash para HTML 5

Confira abaixo duas ferramentas para fazer a conversão.

Google Swiffy – Este é um serviço oferecido pelo Google. A conversão é online, ou seja, você deverá fazer o upload do arquivo Flash (SWF) para o servidor do Google Swiff, e em seguida aplicar a conversão.

Adobe Wallaby – Este é um aplicativo que deve ser instalado no computador. O mais interessante é que ele foi desenvolvido pela própria Adobe, que é a desenvolvedora do Flash. O Wallaby foi desenvolvido na tecnologia AIR, por esse motivo, para rodar o aplicativo você deverá instalar com antecedência o Adobe AIR .

Como se trata de conversão, a depender da complexidade dos códigos utilizados no arquivo Flash, é possível que a conversão não fique 100%. Contudo, na maioria dos casos a conversão fica perfeita.