Consultar restituição do Imposto de Renda

Publicado em

Conheça a página para consultar a restituição do imposto de renda

O Imposto de Renda é um imposto calculado sobre a renda tributável do contribuinte, e pago mensalmente ao Governo Federal. Contudo, é permitido que sejam feitas algumas deduções na renda tributável do contribuinte, a fim de fazer com que o valor a ser pago seja menor, como por exemplo, quando o contribuinte possuir dependentes. Nesse caso há um valor fixo que pode ser subtraído da renda, e que é multiplicado pelo número de dependentes.

A restituição do imposto de renda consiste no reembolso do que foi pago a mais que o devido pelo contribuinte. Ou seja, se o contribuinte pagou um valor maior do que deveria, o governo irá devolver esse valor excedente, irá restituí-lo ao contribuinte. Anualmente a Receita Federal anuncia a liberação dos lotes de restituição, cabendo aos contribuintes fazerem a consulta para verificar se possuem ou não restituições a seu favor.

DARF do imposto de renda

DARF para pagamento do imposto de renda

Anteriormente, caso o contribuinte não reclamasse sua restituição junto à Receita Federal, o valor devido à restituição era recolhido ao  Tesouro Nacional, ou seja, o contribuinte perdia o direito à restituição. No entanto, agora só é possível fazer a declaração do imposto de renda informando um número de conta bancária, para onde o valor da restituição, quando houver,  será transferido.

A consulta à restituição do imposto de renda deve ser feita no site da Receita Federal: Clique aqui para fazer a consulta.  Basta informar o número do seu CPF e digitar o código de verificação que aparece na tela.

Compartilhe: