Consultar valor do licenciamento, IPVA e seguro de veículos

Publicado em

Sites do DETRAN para consultar valor do licenciamento, DEPVAT, IPVA e multas de veículos

O pagamento anual do licenciamento de veículo é obrigação de todos que possuem veículos automotores no Brasil, independentes da motorização ou ano de fabricação do veículo. Mesmo sendo muito antigo, qualquer veículo deve pagar o licenciamento.

 Ao contrário do que ocorre com o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), pois veículos antigos, dependendo da idade e do estado onde está licenciado, tem isenção no pagamento do IPVA.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro – CTB:

Art. 130: Todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque para transitar nas vias, deverá ser licenciado anualmente pelo órgão executivo de trânsito do estado ou do distrito federal onde estiver registrado o veículo.

A taxa de licenciamento tem o mesmo valor para veículos da mesma categoria, enquanto o preço do veículo é usado para calcular o IPVA.

Juntamente com o licenciamento, é obrigatório também o pagamento anual do DPVAT, que é o seguro obrigatório pago por todos os veículos, e o IPVA. Geralmente se faz o pagamento dos três de uma só vez, no entanto, é possível fazer o pagamento individual de cada um.

A comprovação do pagamento e regularidade do veículo perante a legislação de trânsito se dá através da emissão do CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, documento de porte obrigatório e que é emitido anualmente ao ser feito a renovação do licenciamento.

Vale lembrar que o só é possível o licenciamento do veículo após o pagamento não apenas do DPVAT, IPVA e do licenciamento, mas também de multas e outros encargos que possivelmente sejam aplicados ao veículo.

Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo - CRLV

O CRLV atualizado comprova a regularidade do veículo

A consulta ao valor do licenciamento e demais obrigações referentes aos veículos podem ser feitas diretamente pela internet, proporcionando facilidade e comodidade aos proprietários de veículo.

No site do DETRAN de cada estado é possível consultar o valor do licenciamento, IPVA, DPVAT e multas, bastando ter em mãos o número do RENAVAM ou do chassi do veículo, seja carro, moto ou caminhão.

Confira abaixo a lista de sites dos DETRANs de todos os estados brasileiros, clique sobre o link referente ao DETRAN do seu estado e consulte o valor para regularizar a documentação do veículo.

Sites do DETRAN para consultar Licenciamento

DETRAN Alagoas – AL: http://www.detran.al.gov.br
DETRAN Brasília DF: http://www.detran.df.gov.br
DETRAN Bahia – BA: http://www.detran.ba.gov.br
DETRAN Ceará – CE: http://www.detran.ce.gov.br
DETRAN Espírito Santo – ES: http://www.detran.es.gov.br
DETRAN Goiás – GO: http://www.detran.goias.gov.br
DETRAN Maranhão – MA: http://www.detran.ma.gov.br
DETRAN Mato Grosso – MT: http://www.detran.mt.gov.br
DETRAN Mato Grosso do Sul – MS: http://www.detran.ms.gov.br
DETRAN Pará – PA: http://www.detran.pa.gov.br
DETRAN Paraná – PR: http://www.detran.pr.gov.br
DETRAN Pernambuco – PE: http://www.detran.pe.gov.br
DETRAN Piauí – PI: http://www.detran.pi.gov.br
DETRAN Rio Grande do Norte – RN: http://www.detran.rn.gov.br
DETRAN Rio Grande do Sul – RS: http://www.detran.rs.gov.br
DETRAN Rio de Janeiro – RJ: http://www.detran.rj.gov.br
DETRAN Rondônia – RO: http://www.detran.ro.gov.br
DETRAN Santa Catarina – SC: http://www.detran.sc.gov.br
DETRAN São Paulo – SP: http://www.detran.sp.gov.br
DETRAN Sergipe – SE: http://www.detran.se.gov.br