Consultar CPF e CNPJ no Serasa grátis

Publicado em 7 março, 2013

O Serasa disponibiliza consulta gratuita a CPF e CNPJ, confira como fazer a consulta

Quando um cliente vai a um banco pedir um empréstimo, a uma concessionária comprar um carro financiado ou realizar qualquer outra atividade de concessão de crédito, suas informações comerciais são consultadas em diversas instituições de análise de crédito, para que seja possível verificar sua idoneidade, se possui um histórico de bom pagador ou não.

Muitos consumidores ao passar por dificuldades financeiras tem seu nome incluído na lista de inadimplentes, o que dificulta ou impossibilita uma obtenção de crédito. Para ter seu nome removido do cadastro, é necessário que o consumidor pague a dívida com a empresa que inclui seu nome no sistema. Dessa maneira seu nome ficará “limpo”, e sua situação cadastral o possibilitará de conseguir crédito novamente.

Geralmente, as grande empresas e instituições bancárias são bastante ágeis para remover o nome dos clientes do Serasa, quando estes honram com suas dívidas. Contudo, empresas menores, podem não ser tão ágeis e acabarem deixando o nome do cliente na lista de devedores mesmo este tendo quitado sua dívida.

[related_posts]

Nesta situação, o consumidor poderá ser pego de surpresa ao tentar obter crédito novamente e receber a notícia que seu CPF ainda está negativo pelo fato de seu nome contar no Serasa. Por esse motivo, depois de negociar e pagar as dívidas, é importante o consumidor consultar seu CPF junto ao Serasa, para verificar se seu nome está limpo ou possui algum tipo de restrição de crédito.

Vale lembrar que o Serasa também guarda informação sobre pessoas jurídicas, sendo assim, também é possível consultar CNPJ.

Como consultar CPF e CNPJ no Serasa grátis

A consulta ao banco de dados feita pelas empresas é paga, pois geralmente é feita de maneira bastante ágil, o que demanda equipamentos modernos e mão de obra especializada, como a consulta por telefone ou consulta pela internet.

Como de maneira geral o consumidor não precisa da resposta com urgência, já que não tem um cliente seu esperando para obter uma resposta, o Serasa disponibiliza gratuitamente a consulta ao seu CPF. Contudo, essa consulta grátis não é feita por telefone nem internet.

Para consultar gratuitamente seu CPF junto ao Serasa, você poderá fazer de três maneiras: Pessoalmente em um dos postos de atendimento; por meio de procuração também num dos postos de atendimento; e por meio de carta. Nas consultas feitas nos postos, a resposta é dado no mesmo momento. Para a consulta feita por carta, é necessário aguardar a chegada do resultado da consulta que é enviada pelos correios. Para mais informações, visita a página do Serasa.