Consórcio de imóveis vantagens e desvantagens

Publicado em 1 novembro, 2012 / Atualizado em 19 de março de 2014

Consórcio de imoveis é vantagem para quem não tem pressa, ou tem dinheiro para dar um lance com valor alto

É grande a quantidade de pessoas vivendo no aluguel e que sonham com a casa própria. Pagar aluguel realmente é uma situação que deveria ser transitória, pois passar anos e anos pagando aluguel é visto por muitas pessoas como um prejuízo ou estagnação financeira.

Isso não é muito difícil de entender, uma vez que todo o valor gasto com o pagamento do aluguel não é revertido em nenhum bem para o inquilino, a não ser o direito de habitá-lo.

É como diz um velho ditado: “Você paga, paga e nunca tem nada.” Claro que há casos e casos. É possível que, a depender da situação, o pagamento do aluguel se mostre vantajoso, mas geralmente isso acontece em casos muito específicos.

Existem diversas possíveis causas para explicar a grande quantidade de pessoas que pagam aluguel de imóveis. Podemos citar: falta de dinheiro para pagar o imóvel a vista, dificuldade em obter crédito para financiar o imóvel, ou dificuldade em fazer o financiamento do imóvel devido a falta de escritura e outros documentos do imóvel, como o registro em cartório, por exemplo.

Devido a essa e outras dificuldades para comprar a casa própria, muitas pessoas passam anos ou até mesmo a vida inteira pagando aluguel. Algumas, para sair do aluguel acabam indo dividir a casa com parentes, mas isso nem de longe resolve o problema tampouco realiza o sonho de ter seu próprio lar.

Buscando outras alternativas para a compra da casa ou apartamento, muitas pessoas estão descobrindo o consórcio de imóveis, uma modalidade de compra que pode ser mais barata e descomplicada que o financiamento. Nela, o comprador começa a pagar as parcelas e fica aguardando ser sorteado ou dá o maior lance para tentar ser contemplado. Contudo, o comprador deve levar em consideração se há pressa ou não em adquirir o imóvel. Isso é necessário porque para conseguir a carta de crédito para comprar o imóvel, o comprador terá duas opções:

[related_posts]

Ser sorteado

No consórcio imobiliário, assim como acontece nos de veículos, existe um número de contemplações mensais mediante sorteio. Aquele que for sorteado poderá resgatar sua carta de crédito e poderá comprar seu imóvel. Contudo, como qualquer outro sorteio, não é possível prever quando você será sorteado. Talvez você seja contemplado no primeiro ano, mas também pode ser contemplado no último ano, dez ou quinze anos depois. Por esse motivo, o consórcio costuma ser mais vantajoso para quem não tem pressa, quem tem onde morar enquanto aguarda ser sorteado.

Dar o maior lance

Cada consórcio tem suas próprias regras para a contemplação. Geralmente há duas contemplações mensais, uma por sorteio e uma por lance. Na contemplação por lance, obtém a carta de crédito aquele que der o maior lance dentre todos os que ofertaram lances.

Essa característica do consórcio é interessante para quem possui uma boa parte do valor da carta de crédito contratada. Por exemplo:

Se ao aderir ao consórcio você optou por uma carta de crédito de cem mil, e possui sessenta mil em mãos, as chances de você você sair vencedor são altas. Depois da metade do valor da carta, quanto maior o lance, maior será a chance de conseguir a carta de crédito.

Por esse motivo, se você já possui boa parte do valor de um imóvel, e não consegue financiar o que falta, o consórcio pode ser interessante, pois seu lance pode ser o vencedor.

No consórcio, ao contrário do financiamento, o comprador não paga juros, e nem é obrigado a comprovar renda, que é uma das principais dificuldades encontradas para quem quer financiar.

Para facilitar o entendimento sobre as vantagens e desvantagens do consórcio, elegemos alguns pontos importantes a serem observados:

Nota: Antes de qualquer coisa, devido ao grande número de fraudes ocorridas com consórcios, é recomendado escolher consórcios de empresas com tradição e credibilidade no mercados, como grandes bancos. Um exemplo de consórcio sério e seguro é o consórcio de imóveis da CAIXA.

Vantagens do consórcio

  • Não é necessário comprovar renda
  • Não é cobrado juros
  • Valor das parcelas é mais baixo
  • Você escolhe o valor da carta de crédito
  • É uma maneira de conseguir poupar parte do salário mensalmente
  • A contratação é menos burocrática que a do financiamento
  • A carta de crédito pode ser usada para construir ou reformar um imóvel que já possua
  • Possibilidade de negociar o pagamento do imóvel, pois a carta de crédito é como pagamento em dinheiro
  • É possível dar o saldo do FGTS como parte do lance

Desvantagens do consórcio

  • Se for esperar contemplação por sorteio, a compra do imóvel pode durar anos. E o total gasto com aluguel (se houver) pode passar o valor que seria pago no financiamento.
  • Apesar de não haver cobrança de juros, há cobrança de taxa de administração, seguros e fundo de reserva. Por isso, é bom pesquisar e fazer as contas antes de contratar.
  • No caso de desistência, o valor pago só será devolvido no final do grupo, o que pode demorar anos.

Conclusão

Levando em consideração essas informações, cabe ao comprador comparar o consórcio com ouras modalidades de compra, como o financiamento, por exemplo. Colocar na ponta do lápis os prós e os contras de cada opção antes de fechar o negócio.