Conheça todos os filtros usados no carro e para que servem

Publicado em 30 agosto, 2012

Saibas mais sobre os filtros de ar, combustível, óleo e ar condicionado

Quando falamos em autopeças, logo vem à mente peças grandes, pesadas e sujas de graxa. Isso não está errado, afinal os veículos realmente possuem peças assim. No entanto, todos os veículos possuem peças que são o oposto dessas, ou seja, não são pesadas, nem grande, muito menos sujas de graxa. São os filtros.

Os filtros são um dos primeiros itens a serem verificados numa revisão, não só pela sua facilidade em ser substituído, mas, principalmente, por sua importância para o correto funcionamento do veículo. Os filtros são peças baratas e fáceis de encontrar nas lojas de autopeças, mas também são componentes importantes para o carro, pois sem eles o carro pode ter problemas de desempenho, na lubrificação do motor, na higiene interna, dentre outros.

Basicamente, todo veículo de passeio possui quatro filtros, sendo eles: filtro de ar, filtro de óleo, filtro de combustível e filtro de ar condicionado. Os três primeiros são usados obrigatoriamente em todos os veículos, o último, o filtro de ar condicionado, só é usado em veículos equipados com ar condicionado. Esses filtros devem ser rigorosamente revisados de acordo com os prazos de tempo e quilometragem recomendados pelo fabricante do veículo. Confira abaixo mais informações sobre cada um desses filtros.

Filtro de óleo

Filtro de óleo
Filtro de óleo: importante peça para o motor

Esse filtro é de fundamental importância para manter a saúde do motor do veículo. Sua função é reter partículas provenientes do atrito das peças metálicas do motor e outros contaminantes e evitar que eles circulem pelos dutos e peças móveis. Dessa maneira, evita-se o desgaste prematuro das peças, pois o óleo estará puro, limpo de impurezas. É recomendado que o filtro de óleo seja trocado sempre que ocorrer a troca do óleo do motor, assim evita-se que a sujeira presente no óleo e no filtro de óleo antigo contamine o novo óleo.

Filtro de ar

O filtro de ar é uma peça muito importante para manter o bom funcionamento do veículo de maneira geral, sobretudo seu desempenho. Sua função é reter partículas de poeira e outros contaminantes do ar que é aspirado pelo motor. Com o ar livre de sujeiras, o combustível será queimado de maneira uniforme e satisfatória, contribuindo para a economia de combustível. Sua revisão deve ser feita conforme a recomendação do fabricante ou do seu mecânico. A utilização de um filtro de muito velho ou entupido pode trazer muitos problemas ao veículo, como perda de potência,aumento da temperatura do motor, aumento no consumo de combustível dentre outros secundários.

Filtro de combustível

O filtro de combustível, como o próprio nome sugere, tem como função filtrar o combustível, seja ele álcool ou gasolina, antes que ele seja injetado nas câmaras de combustão. Quando fazemos o abastecimento, partículas presentes na entrada do tanque podem se desprender e entrar junto com o combustível, além disso, resíduos, sujeiras e ferrugem tanto do tanque do carro quanto do posto podem contaminar o combustível e reduzir sua capacidade de combustão. Um filtro de combustível com sujeira e com sua capacidade de filtragem comprometida pode entupir os bicos, diminuir a vida útil de peças do sistema de injeção eletrônica e contribuir para o aumento do consumo de combustível.

Filtro de ar condicionado

O filtro de ar condicionado, ao contrário dos ouros citados, não tem como objetivo manter a saúde do carro, mas sim dos ocupantes do veículos. Sua função é eliminar sujeiras como poeira, fumaça e outras partículas que posam contaminar o ar. Com o ar que entra no veículo através do sistema de ar condicionado purificado, evita-se alergias e irritações das vias respiratória, causadas pelo ar contaminado. Além disso, esse filtro impede a entrada de odores desagradáveis dentro do veículo.