Conheça as cebolinhas (interruptores) que equipam os carros

Publicado em 8 maio, 2013 / Atualizado em 8 de maio de 2013

As cebolinhas, ou interruptores, são importantes por acionar outras peças ou alertar sobre problemas

É muito grande a quantidade de peças que montam um carro. Para os leigos, que apenas vêem os carros passeando pelas ruas, um automóvel pode parecer apenas quatro rodas sob uma estrutura metálica, mas na realidade ele é um complexo sistema composto por centenas de peças.

Existem peças com nomes pequenos e fáceis de pronunciar. Contudo, existem outras com nomes extensos e às vezes difíceis de falar. Quando isso acontece, é comum os mecânicos colocarem apelidos nas peças, de forma a tornar mais simples e rápido a pronúncia do seu nome. E um tipo de peça que recebeu um apelido bastante diferente foram os interruptores.

O sistema elétrico dos veículos é composto por diversos interruptores, que têm como objetivo acionar outra peça, ascender uma lâmpada, emitir sinal sonoro etc.

Para que servem e como funcionam as cebolinhas

Confira abaixo como funcionam e qual sua importância para o veículo. Lembrando que o nome certo é interruptor. Cebolinha é apenas um “apelido carinhoso”.

Interruptor do óleo

Cebolinha do óleo (Interruptor de pressão de óleo)

Serve para medir a pressão do óleo dentro do motor. Essa é uma cebolinha importantíssima. Quando ela é acionada, acende-se uma lâmpada no painel do carro informando que a pressão do óleo está baixa. Quando isso acontece, significa que o motor está com deficiência na sua lubrificação, o que pode trazer sérios prejuízos. Quando a luz do óleo acender, recomenda-se parar imediatamento o veículo.

[related_posts]

Cebolinha de ré (Interruptor de ré)

Seu funcionamento é bastante simples, acender a luz indicativa de ré na lanterna traseira. Aquela luz branca que acende quando engatamos a ré é acionada por essa cebolinha.

Cebolinha de freio (Interruptor de freio)

Esse interruptor também tem um funcionamento muito simples. Quando pisamos no pedal de freio, ele ascende a luz de freio da lanterna traseira e do brake light, caso o veículo o possua.

Cebolão do radiador (Interruptor da ventoinha ou eletro-ventilador)

Faz parte do sistema de arrefecimento. Sua função é acionar o eletro ventilador responsável por resfriar a água que passa pelo radiador. Quando a água do motor chega numa certa temperatura, o cebolão liga a ventoinha para resfriar a água antes de entrar novamente no bloco.

Essas são as cebolinhas, ou para ser mais específico, interruptores que equipam os carros. Conhecê-los é importante para facilitar o diagnóstico de possíveis problemas e também para não ser enganado por mecânicos desonestos, que inventam peças ou dizem que elas fazem coisas diferentes daquelas que realmente fazem.