Comunicação horizontal e vertical nas empresas

Publicado em 10 novembro, 2014

Tanto a comunicação vertical quanto a horizontal são importantes para que a organização alcance seus objetivos

A comunicação tem um papel fundamental na vida das pessoas. Quem conseguiria passar um dia inteiro sem comunicar de alguma maneira com outra pessoa? Seja para resolver problemas, pedir um favor, responder a uma pergunta ou mesmo para jogar conversa fora, a comunicação está presente e se faz necessária no nosso dia-a-dia.

Dentro de uma organização, seja ela uma empresa privada ou um órgão público, a comunicação desempenha um papel fundamental tanto na atuação profissional de cada pessoa envolvida como no atingimento dos objetivos organizacionais.

Uma organização está em constante comunicação com outras organizações, com seus clientes, com órgãos governamentais, com seus trabalhadores, com o meio ambiente etc.

Quando nos referimos à comunicação interna de uma organização, estamos nos referindo principalmente aos fluxos de informações que percorrem os diversos níveis hierárquicos.

Basicamente a comunicação nas organizações quanto a seu fluxo pode ser definida como sendo vertical e horizontal.

[related_posts]

Comunicação vertical

Comunicação vertical é aquela que percorre a linha hierárquica da organização. Como sabemos, dentro de uma hierarquia o líder encontra-se no topo, enquanto que seus subordinadas são alocados nos níveis mais baixos. A comunicação que ocorre entre indivíduos de níveis hierárquicos diferentes é chamada de comunicação vertical. Ela pode se desdobrar, a depender do sentido do fluxo, em ascendente e descendente.

Comunicação vertical ascendente é aquela que acontece de baixo para cima. Ou seja, quando um subordinado se comunica com alguém de nível hierárquico mais elevado. Por exemplo, quando um vendedor se reporta a um gerente de vendas.

Comunicação descendente é aquela que ocorre de cima para baixo, quando os chefes se reportam aos seus subordinados. Para que esse tipo de fluxo de comunicação ocorra, não necessariamente precisa ser do chefe com seu subordinado direto, basta que seja feita de um certo nível hierárquico para outro abaixo dele.

Comunicação horizontal

No fluxo de comunicação horizontal, a comunicação é feita entre indivíduos de mesmo nível hierárquico. Como o próprio nome sugere, não há fluxo de cima para baixo ou de baixo para cima, a comunicação percorre uma linha horizontal.

Para que a comunicação horizontal ocorra não é necessário que os envolvidos estejam no mesmo setor de trabalho, basta que não estejam em níveis hierárquicos diferentes, ou seja, um acima e outro abaixo dentro da estrutura organizacional da empresa.

Usando o exemplo anterior, existe comunicação horizontal quando os vendedores se comunicam entre si, seja para trocar informações ou fazer solicitações. Se eles se reportarem ao gerente de vendas, já estaremos diante de uma comunicação vertical ascendente (de baixo para cima), se o gerente de vendas se reportar aos vendedores, estaremos diante de uma comunicação vertical descendente (de cima para baixo)