Comunicação formal e informal nas empresas

Publicado em 17 outubro, 2014 / Atualizado em 10 de novembro de 2014

Tanto a comunicação formal quanto a informal estão presentes nas organizações

A comunicação é fundamental para que qualquer negócio aconteça e para que qualquer atividade dentro de uma organização seja executada da maneira desejada e no tempo determinado.

Um cliente, por exemplo, ao chegar a uma loja ele deve ser atendido por um dos funcionários, e como o atendimento poderia acontecer sem a comunicação entre eles? Ficaria difícil, certo? Isso é apenas um exemplo da importância da comunicação.

Dentro da estrutura da organização, nos temos ferramentas e métodos que padronizam a comunicação interna ou externa entre as pessoas, sobretudo de hierarquia diferente, como a comunicação entre os chefes e seus subordinados. Mas existe também a comunicação entre pessoas do mesmo nível hierárquico, como requisições encaminhadas de um setor para o outro.

Comunicação formal

A comunicação formal de maneira geral é escrita, segue modelos pré-determinados e tem seu trâmite e movimentação registrada e documentada pelos órgãos responsáveis. Toda comunicação, seja ela externa ou interna, que siga padrões e modelos determinados pela organização é uma comunicação tida como formal.

Ou seja, se há uma maneira específica, estabelecida pela organização, de se comunicar com um subordinado, um superior ou com outro setor ou empresa, estamos diante da comunicação formal.

Como exemplo de comunicação formal temos o memorando, o ofício etc.

[related_posts]

Comunicação informal

Já a comunicação informal, como o próprio nome sugere, acontece de maneira espontânea entre as pessoas dentro da organização. Ela não segue padrões ou modelos e nem ao menos é documentada.

Como exemplo, podemos citar as conversas que acontecem durante o lanche, nos corredores, depois do expediente etc. A comunicação informal pode ter como conteúdo temas atinente ou não ao trabalho dentro da empresa.

Por exemplo, um funcionário de uma repartição pode, antes do envio da documentação, fazer uma ligação avisando sobre o envio da mesma, para que o pessoal já vá se preparando para recebê-la.

Comunicação formal ou informal

Em toda organização é possível a implementação da comunicação formal. Contudo, independente da vontade dos gestores, a comunicação informal sempre irá existir e até certo ponto poderá ser benéfica, desde que os gerentes saibam utilizá-la em favor da organização.

Sendo assim, a comunicação formal e a comunicação informal coexistem em qualquer organização, e ambas podem ser importantes. A diferença é que a formal é controlada, padronizada, enquanto que a informal, por ser espontânea, exige que seja tratada com cuidado e até certo ponto controlada para evitar que fofocas, “picuinhas” e  boatos influenciem o comportamento das pessoas e afetem o desempenho organizacional.