Site para comprimir imagem PNG

Publicado em 25 abril, 2014 / Atualizado em 10 de outubro de 2014

Serviço online que permite aplicar altas taxas de compressão em imagens em formato PNG

Apesar de grande parte da população já possuir acesso à internet banda larga, quanto mais rápido uma página de um site carregar melhor será a experiência dos visitantes de suas páginas.

Dentre diversos outros fatores que interferem na velocidade de carregamento de uma página, ou mesmo de um site ou blog inteiro, o tamanho das imagens é um fator importante e que merece muita atenção. Mais especificamente, o mais importante não é o tamanho em si da imagem, mas sim seu peso (em KB, MB etc.). Quanto mais leves forem as imagens exibidas numa página WEB, mas rápido será seu carregamento.

O formato de imagem PNG é atualmente um dos preferidos por quem trabalha com internet. Este formato de imagem é capaz de exibir milhões de cores, o que torna a qualidade de suas imagens muito melhores do que em outros formatos, como o GIF, por exemplo.

Além disso, o PNG possui suporte a transparência, o que o torna muito interessante na construção de logotipos para sites, infográficos e muitos outros trabalhos para a internet.

A melhor hospedagem para sites e blogs, conheça: Hostgator.

Além dessas carcaterísticas, outro ponto fundamental na escolha do formato PNG é sua capacidade de compressão. Imagens em formato PNG podem ter seu peso reduzido drasticamente sem perder qualidade, o que torna ainda mais interessante para serem utilizadas em sites.

Compressor de imagem PNG
Crédito da imagem: tinypng.com

E por falar em compressão, se você deseja comprimir imagens em formato PNG, um dos melhores serviço grátis existentes no momento é o TinyPNG. Neste serviço você poderá enviar, de uma só vez, até 20 imagens, e cada uma deve ter, no máximo, 5 MB.

O nível de compressão obtido varia de acordo com cada imagem. Algumas podem sofrer uma compactação maior e outras não, isso porque em algumas imagens pode ocorrer uma perda significativa de qualidade caso um nível de compressão muito alto seja aplicado. O interessante é que o próprio site trata de se preocupar com isso, aplicando o nível de compressão mais indicado para cada imagem.

Em testes feitos por nós, obtivemos compressões de 45%, 67% e incríveis 93%. Imagens com fundo transparente também podem ser comprimidas sem perder a transparência, coisa que não acontece com algumas ferramentas de compressão.

Para conferir essa incrível ferramenta, acesse: www.tinypng.com