Comprar material escolar pela internet vale a pena?

Publicado em 2 janeiro, 2016 / Atualizado em 18 de janeiro de 2016

A internet é a saída para muitos consumidores que desejam economizar, mas será que dá para comprar material escolar?

Final e início de ano é o momento em que os pais começam uma verdadeira corrida em busca dos melhores preços de material escolar, e nessa corrida ganha quem consegue comprar com os menores preços.

Por esse motivo, é muito importante pesquisar bem os preços dos materiais solicitados pela escola, percorrendo todas as lojas possíveis.

Como atualmente praticamente tudo pode ser comprado através da internet, seja pela comodidade de compras sem precisar sair de casa ou pelos preços que costumam ser menores que os praticados em lojas físicas, a procura por material escola em lojas virtuais também é grande.

A lisa de material escolar costuma ser grande, com produtos de diversos segmentos. Diante disso, será que é possível comprá-los pela internet? Sim, é possível, mas nem sempre é tão fácil ou cômodo como ir a uma papelaria ou loja especializada.

Vantagens e desvantagens de comprar material escolar pela internet

Lápis de cor
Seja na compra online ou em lojas físicas, a pesquisa de preços sempre é a dica mais importante.

VANTAGENS

  • Não há gasto de tempo ou de dinheiro para percorrer a cidade de loja em loja.
  • Pode ser feita tanto a compra quanto a pesquisa em qualquer dia e horário.
  • Há a possibilidade de testar promoções e cupons de desconto.
  • Como a lista de material é entregue aos pais com antecedência, é possível pesquisar as especificações de cada produto com calma, através das informações prestadas pelas lojas online.
  • As lojas virtuais costumam apresentar uma variedade maior de produtos e marcas, principalmente em comparação com lojas físicas de cidades menores.

DESVANTAGENS

  • Nem toda loja tem tudo. Isso faz com que a compra fragmentada, em várias lojas, torne o processo mais trabalhoso e suscetível a erros e gastos desnecessários, como vários fretes, por exemplo.
  • O frete é um ponto muito importante, pois por mais que o material tenha o preço melhor que em lojas físicas, em muitos casos o frete pode pôr tudo por água abaixo. Em simulação feita por nós em uma papelaria online, em um produto de R$ 12,80 foi cobrado um frete de R$ 28,00, o que torna completamente inviável a compra.
  • A fragmentação da compra (comprar partes da lista em várias lojas diferentes) também prejudica o frete, pois geralmente as lojas oferecem descontos ou até fretes grátis para compras de maior valor.
  • Existem produtos que para terem sua qualidade atestada devem ser tocados, manuseados.

Conclusão

Como podemos perceber, realmente não é possível determinar se a compra de materiais escolares em lojas virtuais é vantajosa ou não, tudo vai depender de cada caso. Por esse motivo, antes de tomar qualquer decisão o importante é pesquisar.

Pesquisar na internet e conferir a viabilidade da compra online, e se essa não se mostrar vantajosa, como diz aquela velha expressão popular: é hora de “bater perna” pela rua.