Compra com cartão parcelada pela loja ou administradora

Publicado em 23 fevereiro, 2013

O parcelamento de compras com cartão de crédito deve ser feito pela loja, onde não há cobrança de juros

O parcelamento de compras com cartão de crédito já se tornou um dos principais meios de pagamento escolhido pelos clientes, sobretudo para compras de valor mais alto, o que facilita a compra de consumidores que não podem pagar à vista. Da mesma maneira é útil para os comerciantes e prestadores de serviço, que podem alcançar uma quantidade maior de consumidores, vender mais.

Na venda parcelada, o parcelamento pode ser feito de duas maneiras: pela loja ou pela administradora. Na primeira, a empresa que fez a venda irá receber o dinheiro na data de vencimento da parcela. Por exemplo, se a venda foi feita em três vezes, a empresa receberá o pagamento, teoricamente, com o prazo de 30, 60 e 90 dias.

[related_posts]

Na outra modalidade de parcelamento, quem fica esperando o pagamento das parcelas é a administradora ou o banco. Neste caso, o lojista recebe o valor total da venda menos o percentual fixo cobrado pela administradora, em média, com trinta dias de prazo. Nessa modalidade, o lojista tem a vantagem, no entanto, o cliente sai em desvantagem, pois a administradora cobra juros no parcelamento, geralmente altos. Enquanto no parcelamento pela loja, o cliente não pago juros algum.

Resumindo:

Compra parcelada pela loja ou estabelecimento: cliente não paga juro. O lojista recebe as parcelas mensalmente, na data de pagamento do cartão.

Compra parcelada pela administradora ou banco: o cliente paga juros. O lojista recebe o valor total das vendas de uma só vez. Quem espera o pagamento das parcelas é banco.

Como podemos perceber numa modalidade de parcelamento o cliente leva vantagem e o lojista desvantagem (teoricamente). Na outra o lojista leva vantagem, enquanto o consumidor leva desvantagem (por pagar juros).

De maneira geral, a venda parcelada pelo banco é muito difícil de ser feita. Por ser onerosa para os consumidores, as empresas preferem fazer a venda se responsabilizando pelo parcelamento. Essa é uma maneira de oferecer melhores condições de pagamento e, consequentemente, conquistar a fidelidade dos clientes.