Como ver, adicionar e remover fontes de texto no Windows

Publicado em 21 abril, 2016

É possível adicionar ou remover as fontes instaladas no computador e utilizadas em editores de textos e demais programas

As fontes são elementos essenciais para a comunicação escrita, seja ela virtual ou física, através da impressão em papel.

Existem centenas ou milhares de fontes de textos, cada uma com suas características peculiares e objetivos próprios, que vão desde a boa apresentação visual até a economia de tinta na impressão.

Para a redação de documentos ou trabalhos acadêmicos, as fontes comumente aceitas são a Arial e a Times News Roman, já para trabalhos artísticos, publicitários e demais onde a criatividade seja um ponto importante, não há um tipo de fonte de texto preestabelecido.

Como ver as fontes instaladas

Fontes instalados no computador
O Nexusfont permite a visualização, instalação e desinstalação de fontes de texto.

O programa NexusFont é software que em segundos localiza e exibe todas as fontes de texto instaladas no seu computador. Caso haja algum arquivo de fonte disponível no HD, mesmo estar instalado, ele também será reconhecido.

Uma mostra de texto das fontes é exibida para que o usuário possa conferir suas características e decidir qual será a selecionar para utilizada, bem como o nome do arquivo da fonte.

Como instalar e desinstalar fontes

As fontes de texto podem ser adicionadas ou removidas do seu computador, para isso se costuma usar o termo instalação e desinstalação de fontes. Geralmente não há motivo para desinstalar uma fonte, já que elas não deixam o sistema lendo, são pequenos arquivos, ou seja, costumam não atrapalhar em nada.

Já a instalação de novas fontes pode ser interessante, principalmente para quem trabalha com design e frequentemente, seja impresso ou para a internet, e precisa criar textos com visual diferente ou temático.

Instalando as fontes

No início da instalação do NexusFont é solicitada a escolha do idioma a ser instalado. Dentre as opções não há português, então selecione o inglês. Após o fim da instalação você perceberá que o programa estará todo em português.

No canto esquerdo do programa temos um painel com duas divisões, na Biblioteca temos todas as fontes instaladas, e no Conjunto de amostras todas as fontes que ainda não foram instaladas, ou seja, seu arquivo apenas se encontra em alguma pasta do computador.

Para fazer a visualização e instalação da fonte, ela deve estar no conjunto de amostra. Para adicioná-la, arraste o arquivo da fonte e solte sobre o nome Conjunto de amostra, no painel esquerdo do programa. Logo em seguida o texto de exemplo já exibirá a fonte recém adicionada, bem como o nome do arquivo.

Para fazer a instalação, no menu superior, clique em “Fontes” e em seguida na opção “Instalar”. Na janela que se abrirá, o padrão é deixar marcado a primeira opção “Copiar arquivos para a pasta de fontes do sistema”.

Feito isso sua fonte já estará instalada.

Desinstalando as fontes

A desinstalação de uma fonte é ainda mais simples. Basta clicar na opção Instalados, dentro da área Biblioteca, selecionar a fonte a ser removida e no menu “Fontes”, clicar em “Desinstalar”.

  • Nome: Nexusfont
  • Licença: Freeware - Gratuito
  • Desenvolvedor: JungHoon Noh
  • Tamanho: 2,28 MB
  • Sistema: Windows XP/Vista/7/8
Nexusfonts

* Você será direcionado para o site do desenvolvedor ou distribuidor.