Como utilizar código de autorização de postagem Correios

Publicado em 17 agosto, 2016

O código de autorização de postagem permite que objetos sejam postados com a autorização do destinatário, que realiza o pagamento pelo serviço

Como cada vez mais os brasileiros estão fazendo compras pela internet, a utilização de serviços dos Correios também aumentou muito, tendo em vista que a maioria dos pedidos são enviados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. A outra parte costuma ser enviada via transportadora.

Assim como acontece com as compras em lojas físicas, as compras realizadas pela internet também podem gerar a necessidade de devolver aquilo que foi comprado, seja por ter dado defeito, não ser o esperado ou para efetuar trocas e devoluções por diversos outros motivos.

Em muitos casos, essa devolução à loja é custeada pela própria empresa, principalmente nos casos de defeito ou troca dentro do prazo legal para desistência da compra. Mas a depender do caso, isso fica a critério de cada empresa.

Nos casos em que a loja possibilita ao cliente devolver um produto sem custo adicional, ela faz isso através da autorização de postagem, através do código de autorização de postagem.

CÓDIGO DE AUTORIZAÇÃO DE POSTAGEM

Os Correios possuem um serviço chamado de Logística Reversa. Com ele, por exemplo, uma empresa paga pelo frete e autoriza o cliente a apenas postar o objeto em uma das agências dos Correios, para que o mesmo seja entregue em local preestabelecido, geralmente na sede ou centro de distribuição da empresa.

O código de autorização é composto por um conjunto de nove números, que deve ser informado no momento de postagem do objeto.  Ele pode ser utilizado para diversos serviços dos Correios, como SEDEX e PAC, por exemplo, que passam a ser SEDEX reverso e PAC reverso, respectivamente.

Caixa de papelão
Caixas de papelão reutilizadas devem ser forradas com papel e lacradas com fita adesiva.

Como usar o código de autorização de postagem

  1. O primeiro passo é embalar o objeto de acordo com as recomendações da loja. Geralmente basta colocar o produto em sua caixa original ou similar e forrar com papel, como o papel pardo, por exemplo.

Vale lembrar que os Correios não aceitam caixas de papelão com indicação de marcas, a não ser que a própria empresa esteja enviando e tenha contrato com os Correios. No caso de pessoas físicas, a caixa deve estar forrada com papel e lacrada com fita adesiva.

  1. Leve o objeto a ser postado devidamente embalado até uma agência dos Correios acompanhado do código de autorização de postagem. O código não precisa estar impresso, pode estar anotado em um papel. Lembrando que qualquer pessoa maior de idade pode postar um objeto através de um código de autorização de postagem, e não apenas o remetente autorizado.

É importante informar que é não preciso colar na caixa ou na embalagem etiquetas com dados do destinatário e remetente, uma vez que isso é feito pelo próprio atendente dos Correios no momento da postagem.

Ou seja, apenas leve o produto devidamente embalado e informe ao atendente o código de autorização de postagem. Ele fará todo o procedimento e lhe entregará o Comprovante do Cliente, que contém todas as informações do envio.

Um ponto a ser observado é que os códigos de autorização de postagem possuem validade. Por isso é importante atentar para a data de validade da autorização.