Como usar smartphone Android como roteador sem fio

Publicado em 16 julho, 2012 / Atualizado em 19 de julho de 2012

Compartilhe a internet usando seu Android como roteador WI-FI

Os smartphones são verdadeiros canivetes suiços do mundo tecnológico, graças a sua versatilidade, facilidade de transporte a capacidade de realizar tarefas das mais diversas naturezas, seja através de ferramentas nativas do sistema ou de aplicativos instalados separadamente.

O sistema operacional da Google para aparelhos móveis, o Android, possui muitas ferramentas nativas que podem ser bastante úteis no dia a dia, seja para trabalho ou lazer. Um recurso muito interessante e que pode trazer, inclusive, economia de dinheiro é o Ponto de acessso WI-FI Portátil.

Com esse recurso você irá transformar seu smartphone Android num hotspot (ponto de acesso em português) sem fio, e através dele distribuir sinal de internet, ou seja, compartilhar a internet. Essa funcionalidade é nativa do Android, ou seja, já vem no sistema operacional, não sendo necessária a instalação de programas separados.

O Ponto de acessso WI-FI Portátil pode ser usado de duas maneiras. Numa é possível compartilhar a internet do próprio celular, caso haja pacotes de dados disponível ou sua operadora disponibilize alguma outra forma de conexão com a internet. Na outra, através “vínculo USB”, é possível rotear a internet usada no seu computador, seja ela a cabo, ADSL, a rádio etc.

Esse tutorial foi feito num smartphone usando Android 2.3.3.

1 – Acesse o menu principal do seu Android e toque no ícone de configurações. Em seguida toque em “Config. de rede”.

 

Tela de configuração

2 – Agora toque em “Vínculo e ponto de acesso portátil”.

 Configurações rede

3 – Selecione e ative a opção “Ponto de acesso WI-FI portátil”.

Ativando WI-FI

4 –  Em seguida devemos configurar a conexão com o ponto de acesso recém criado no Android. Para isso cli”Configurações de ponto de acesso portátil”

Senha para conexão

Para acessar a internet, basta localizar a rede sem-fio (pelo nome dado a ela), solicitar a conexão e informar a senha que foi configurada. Em algumas regiões onde há cobertura 3G, a velocidade de conexão é reazoável e permite uma navegação sem muitos contratempos. Já em locais onde não há 3G, a conexão com a internet é feita através de redes GPRS EDGE, que não entregam muita velocidade de navegação, mas permite a abertura de qualquer página na internet. Essa conexão só não é recomendada para a reprodução de vídeo, músicas, e para jogos online, pois nesses casos é necessário uma conexão de maior velocidade.