Como trocar a resistência do chuveiro com segurança

Publicado em 22 novembro, 2016

A resistência é responsável pelo aquecimento da água e sua troca exige cuidados para evitar queima da resistência nova ou choque elétrico

Apesar de o Brasil ser um país onde as temperaturas são predominantemente médias ou altas, claro que com regiões ou épocas do ano menos quentes ou até mesmo bem frias, a presença do chuveiro elétrico nas residências é bastante comum.

O chuveiro elétrico tem como função aquecer a água que passa em sua câmara interna. Para isso, o mecanismo utilizado é bastante simples. Na verdade, todo o trabalho de aquecimento da água é feito por um único componente: a resistência.

A resistência é peça essencial para que o chuveiro elétrico funcione. Sem ela, o chuveiro perde sua capacidade de esquentar a água e passa a funcionar como um chuveiro comum.

Como funciona a resistência

Pela resistência passa a corrente elétrica, que ao entrar em contato com a água passa a se aquecer devido à resistência gerada por esse contato. A resistência do contato com a água faz com que a resistência do chuveiro, que é semelhante a uma mola ou espiral de metal, se aqueça e consequentemente aqueça a água.

Resistência de chuveiro
Para evitar erros, é recomendável seguir o manual de instalação que vem junto com a nova resistência.

Porque a resistência queima?

Quando a resistência queima, não tem como o chuveiro esquentar a água. Existem diversos motivos para a queima da resistência, conheça aos mais comuns:

  • Água com pressão muito baixa, fazendo com que a resistência superaqueça.
  • Picos de tensão da rede elétrica.
  • Falta de disjuntor que possa evitar um possível superaquecimento.
  • Tensão (voltagem) do chuveiro diferente da utilizada na rede elétrica da casa.

Como trocar a resistência do chuveiro?

A troca da resistência do chuveiro é um procedimento relativamente simples, mas deve ser feito com cuidado para evitar acidentes, ou até mesmo que a nova resistência queime prematuramente.

É difícil mostrar um passo a passo de como trocar a resistência do chuveiro, pois cada fabricante e modelo apresenta peculiaridades. No entanto, toda resistência nova, comprada no supermercado, loja de materiais de construção ou qualquer outro estabelecimento, vem com um manual de instruções mostrando como substituir especificamente aquela resistência.

O que vamos passar aqui são informações de como trocar a resistência com segurança, mostrando os cuidados que que se deve ter para evitar choque elétrico ou mesmo que a resistência nova acabe queimando durante sua instalação no chuveiro.

Trocando a resistência com segurança

1 – O primeiro passo é desligar o disjuntor que fornece a energia elétrica para o chuveiro. Essa medida é importante para evitar choques, por mais que se esteja com luvas.

2 – Desenrosque a tampa do chuveiro ou espalhador de água (aquele que possui os furos) para ter acesso à resistência. Nesse momento você verá que a resistência está rompida. Quando a resistência queima ela se rompe, impossibilitando o fluxo da corrente elétrica.

3 – Com um alicate, remova a resistência antiga dos pinos, e coloque a nova seguindo as orientações do manual.

4 – Tenha muito cuidado para evitar que a resistência fique comprimida, com as suas voltas encostadas umas nas outras. Isso pode favorecer um superaquecimento e a queima da mesma. Tente deixá-la numa posição em que suas voltas não se encostem, facilitando a passagem da água.

5 – Depois de fixar a resistência, rosqueie novamente a tampa do chuveiro.

6 – Antes de ligar a energia, é muito importante abrir a água para que ela encha a câmara interna do chuveiro, deixando a resistência submersa. Abra o registro do chuveiro e deixe a água cair por poucos minutos. Se você ligar a energia e o chuveiro sem antes ter feito isso, a resistência irá queimar em fração de segundos, pois ela irá superaquecer por não estar em contato com a água.

7 – Agora você já pode ligar o disjuntor e selecionar a temperatura desejada no chuveiro.

Se você fez tudo certo, como orientações acima, a água estará sendo aquecida conforme o esperado e o chuveiro funcionando corretamente.