Como tirar fiapos e pelos de roupas pretas

Publicado em 12 novembro, 2013

Dicas para remover pelos, fiapos e outras sujeiras de roupas pretas

Inevitavelmente, ao lavar roupas, sobretudo em máquina ou tanquinho, fiapos e “bolinhas” de algumas peças acabam se soltando e grudando nas demais que estão sendo lavadas.

Quando as peças que recebem esses fiapos são coloridas, geralmente não há problema, mas quando são pretas, os fiapos costumam deixá-las com a aparência não muito boa.

Não que as roupas pretas atraiam mais fiapos, bolinhas, pelos (de animais de estimação como gato e cachorro, por exemplo) ou poeira, a questão é que eles ficam mais visíveis quando estão grudados nas roupas pretas.

Por esse motivo, muitas vezes a solução para evitar tal situação é guardar as roupas pretos ao avesso, com isso evitamos que fiapos de outras roupas grudem nela enquanto estão na gaveta ou no cabide.

Mas se não foi possível evitar os fiapos, ou seja, suas roupas pretas já estão cheias deles, é hora de providenciar uma limpeza na peça, a fim de deixá-la livre desse pequeno incomodo.

Para isso, listamos abaixo algumas dicas que o ajudarão nesta tarefa.

Camisa preta

Como remover fiapos de roupas pretas

1. Fita adesiva – uma maneira simples e barata de remover fiapos de roupas pretas é usando fita adesiva, aquelas de uso geral, que podem ser compradas em papelarias e supermercados.

 Como usar:

Enrole a fita adesiva na mão ou em algum objeto de forma tubular, deixando a parte colante para fora. Em seguida, role sobre a roupa. Com isso, os fiapos serão removidos pela fita adesiva, ficarão grudados nela. Você também pode colar pedaços de fita sobre as roupas, puxando-os seguida.

 2. Esponja de pratos – outro material barato e fácil de encontrar, as esponjas de lavar prato ajudam a remover os fiapos das roupas pretas.

Como usar:

Umidifique levemente a esponja, em seguida passe o lado mais macio sobre o tecido, removendo os fiapos. Quando a esponja já está carregada de fiapos, lave-a em água corrente para que ela volte a ficar limpa. Em alguns casos, se o lado mais macio da esponja não funcionar bem, tente usar o lado mais abrasivo, mas tenha cuidado para não agredir o tecido.

Limpa tecidos – já existe no mercado uma solução específica para remover sujeira de roupas, seja ela preta ou não, são chamados de rolos limpa tecidos, e podem ser encontrados em supermercados, lojas de departamentos e até em lojas virtuais.

Seguindo essas simples dicas suas roupas pretas ficarão sempre bonitas e livre fiapos, bolinhas e outras pequenas sujeiras.