Como testar sites e blogs responsivos

Publicado em 4 junho, 2013

Seu blog ou site é responsivo? Confira como ele é exibido em diversos tamanhos de tela e resolução

Tradicionalmente a internet é acessada através de computadores desktops e notebooks. No entanto, já há algum tempo os dispositivos móveis estão sendo a principal ferramenta de navegação para muitas pessoas, principalmente pela facilidade de uso, já que com eles é possível acessar a internet em qualquer lugar, bastando, claro, que haja cobertura de sinal.

Sendo assim, com os acessos aos sites e blogs vindos através dos mais diversos aparelhos, as páginas da internet devem estar preparadas para exibir seu conteúdo nos mais variados tamanhos de tela ou de resolução. Para isso, uma das técnicas mais utilizadas é a de construir layouts responsivos, se for blog WordPress, temas responsivos.

Um site ou blog responsivo é aquele que se adequar a qualquer tamanho de tela. Aqui, o Gigaconteudo.com é responsivo. Ou seja, se acessar nossas página no computador, no tablet ou no smartphone, o conteúdo da página irá se enquadrar certinho no tamanho da tela, sem haver a necessidade de aplicar zoom, por exemplo. Num site responsivo, a tela é redimensionada para se enquadrar no tamanho da tela.

Como saber se meu blog ou site é responsivo?

Site responsivo

Existem diversas maneiras de saber se um tema ou layout do seu blog é responsivo ou não, seja ele WordPress ou qualquer outro sistema. Se não foi você quem desenvolveu o tema (se fosse saberia disso, claro) geralmente na documentação do tema consta se ele é responsivo ou não.

Se você não tiver certeza, ou se construiu ou baixou um tema responsivo e gostaria de testar se ele realmente é ou não responsivo, ou se ele está funcionando corretamente, saiba que existem serviços online para que essa verificação seja feita. Inclusive, na maioria deles, é possível ver em tempo real como seu blog ou site se comporta dentro dos mais diversos tamanhos de tela. Confira abaixo algumas opções de sites para fazer o teste:

  1. http://mattkersley.com/responsive/
  2. http://responsivetest.net
  3. http://www.studiopress.com/responsive/
  4. http://www.responsivedesignchecker.com/
  5. http://ami.responsivedesign.is/

Em todos os cinco sites listados acima é possível testar o comportamento do seu site ou blog nas mais diversas resoluções e tamanho de telas, para conferir se ele é redimensionado corretamente para caber  na tela do smartphone ou tablet. Para testar sua página, basta informar o endereço do seu site, ou o URL de um post, por exemplo.