Como reconhecer firma no cartório

Publicado em

Saiba tudo sobre abertura de firma e reconhecimento em cartório

Reconhecer firma é importante em diversas situações, seja na transferência de veículos, celebração de contrato de aluguel de imóveis, na elaboração de procurações e contratos, dentre diversas outras.

Através do reconhecimento de firma obtêm-se mais segurança naquilo que está sendo feito, pois  a autenticidade da assinatura será comprovada, anulando a possibilidade de uma das partes alegar que não assinou tal contrato, ou que sua assinatura foi falsificada. Ela comprova quem foi a pessoa que assinou o documento.

O que é firma

Firma nada mais é do que uma assinatura.

O que é abrir firma

Abrir firma no cartório é o ato de registrar sua assinatura para que ela possa ser reconhecida legalmente em contratos e outros tipos de documentos.

O que é reconhecer firma

O reconhecimento é o ato em que o registrador ou tabelião confirma que a assinatura pertence a certa pessoa. Em alguns casos, o reconhecimento é feito por semelhança, onde o cartório faz o reconhecimento atestando que a assinatura é semelhante àquela registrada na abertura da firma.

Assinatura

Tipos de reconhecimento de firma

Existem dois tipos de reconhecimento de firma, específicos para situações diversas:

Reconhecimento por autenticidade – neste modalidade de reconhecimento a pessoa deve assinar a documentação na presença do tabelião, além de apresentar documentos para comprovar sua identidade. Neste processo a ocorrência de fralde é praticamente zero, uma vez que presencialmente a firma é reconhecida.

O reconhecimento por autenticidade geralmente é obrigatório em processos que envolvem valor financeiros altos, como a transferência de propriedade de veículo, na hora de assinar o DUT, por exemplo. Por isso esse é o método mais seguro contra fraldes.

Reconhecimento por semelhança – ao contrário do outro, neste reconhecimento não é necessário a presença da pessoa. Ela pode assinar a documentação a qualquer momento, e este pode ser levado para reconhecimento no cartório até por outras pessoa.

Como abrir firma

O processo de abertura de firma é muito simples e rápido. Basta dirigir-se ao cartório levando um documento de identidade e o CPF originais. Lá será necessário preencher a ficha de abertura de firma e pagar o valor referente ao serviço, que geralmente é baixo, não passando do R$ 12,00.

Compartilhe: