Como preencher promissória

Publicado em

Aprenda a preencher corretamente nota promissória

Antes da popularização dos cartões de crédito, isso há alguns anos, grande parte do comércios usava as notas promissórias para que seus clientes pudessem comprar à prazo ou mesmo parcelar o pagamento das compras.

A promissória pode ser usada não apenas por lojas ou empresas, pessoas físicas também podem emitir este tipo de documento, como no caso de um amigo emprestar dinheiro para outro, por exemplo.

A nota promissória pode ser descrita como sendo um compromisso ou promessa de pagamento entre duas partes, sejam pessoas jurídicas ou físicas.

Ela serve também como instrumento legal de cobrança, ou seja, caso alguém emita a promissória e não realize o pagamento, o beneficiário desta poderá fazer a cobrança judicialmente, colocar o emitente na justiça. Isso é possível porque a promissória existe legalmente, sendo prevista no decreto 2044 de 31 de dezembro de 1908. Mesmo sendo prevista em lei, a nota promissória só tem valor se estiver devidamente preenchida e assinada e sem nenhum tipo de rasura.

Sendo assim, é importante saber preencher a promissória corretamente, pois a mesma poderá perder seu valor caso algum campo seja preenchido incorretamente ou com rasuras. Se você não sabe como fazer o preenchimento da promissória ou tem alguma dúvida, confira abaixo um passo a passo de como preenchê-la.

Como preencher nota promissória

Como descrever cada campo a ser preenchido pode tornar a leitura cansativa, abaixo mostramos um exemplo de preenchimento que pode ser seguido em qualquer situação. A imagem abaixo é apenas um exemplo de promissório preenchida.

Promissória preenchida

No dia 19 de fevereiro de 2013, pagar ei por esta única via de NOTA P PROMISSÓRIA a Fulano da silva, ou à sua ordem a quantia de cento e cinquenta reais em moeda corrente deste país. Local de pagamento nome da cidade. Data de emissão 19/02/2013. Os dados restantes são os do emitente, a pessoa que deverá fazer o pagamento.

No exemplo acima podemos conferir como preencher a promissória. Não há mistério, os dados exigidos são: informações do emitente, do destinatário, data, valor e local de pagamento.

Compartilhe: