Como pausar um processo no Windows

Publicado em 1 janeiro, 2012 / Atualizado em 11 de julho de 2013

Pare momentaneamente processos no Windows

Os processos, dentro de um sistema operacional, são módulos executáveis únicos, utilizados para o desenvolvimento de diversas tarefas, seja do sistema operacional ou de outros programas instalados.

Como sabemos, carregar muitos processos desnecessários implica perda de desempenho, sobretudo em computadores com configurações mais modestas. O que deve ser evitado. Nestes casos, é bom conferir os processos que iniciam junto com o Windows (leia: gerenciar inicialização do Windows )

Mas se você já está usando o computador, e percebe que há um processo consumindo muitos recursos da máquina, seja de processamento ou memória, o ideal é fechá-lo ou pausá-lo. No entanto, nativamente o Windows só permite que um processo seja fechado.

O problema é que, ao fechar um processo em execução, corre-se o risco de haver perda de dados ou corrompimento de arquivos, o que pode ser bastante prejudicial.

Pause processos no Windows

Neste sentido, então, o melhor mesmo é pausar o processo. Deixá-lo ativo, porém sem requisitar nenhum recurso do sistema, deixá-lo em stand-by. Para isso, uma saída é usar o Free Process Freezer.

Esse programinha, que roda em qualquer Windows, é capaz de “congelar” um processo pelo tempo que for necessário.

Ao iniciar o Free Process Freezer, você verá uma lista com todos os processos ativos. Para pausar qualquer um deles, basta selecioná-lo e em seguida clicar em “Suspend process”. Quando quiser ativá-lo novamente, basta clicar em “Resume process”.

  • Nome: Free Process Freezer
  • Licença: Freeware - Gratuito
  • Desenvolvedor: Polaris-Software.com
  • Tamanho: 393 KB
  • Sistema: Windows 7/Vista/XP/2003/2008
Free Process Freezer

* Você será direcionado para o site do desenvolvedor ou distribuidor.