Como ocultar o nome de sua rede sem fio

Publicado em 16 novembro, 2015 / Atualizado em 18 de novembro de 2015

Aprenda a esconder sua rede sem fio para evitar conexões não autorizadas ao seu WI-FI

Por padrão, as redes sem fio exibem seu SSID – Service Set Identifier, que pode ser entendido como o nome da rede. Ele serve para facilitar a comunicação entre os dispositivos que acessarão a rede, bem como para facilitar a busca e localização de uma determinada rede WI-FI.

Mesmo esse sendo o padrão, inclusive a recomendação por autoridades certificadoras, é possível ocultar o SSID, dificultando tanto a busca pela rede quanto a conexão a ela. Depois de oculto o SSID, só será possível se conectar à rede sabendo exatamente seu nome, uma vez que na varredura ou pesquisa de redes sem fios a rede com SSID oculto não irá aparecer.

COMO OCULTAR NOME DA REDE (SSID)

Primeiramente é necessário acessar o painel de administração, se você não sabe como fazer isso, leia: Como configurar roteador.

Uma vez dentro das configurações do roteador, o próximo passo é chegar até a opção que permite ocultar o SSID. Nessa parte não é muito fácil mostrar um passo a passo pois as opções variam muito de acordo com cada roteador. Alguns tem menu em inglês, outros em português, e de maneira geral a opção também pode mudar de nome.

Ocultando SSID

Geralmente a opção de ocultar a rede fica no menu “Wireless”, “WLAN”, “Lan Settings” etc.

As opções para ocultar rede sem fio costumam ser:

Hide SSID

Desabilitar Broadcast de SSID

Disable Broadcast SSID

No Broadcast SSID

Hide Broadcast SSID

O nome das opções variam muito, mas geralmente elas sempre usam os termos dos exemplos acima.

Apesar de parecer algo que aumenta a segurança, há diversas controvérsias sobre a ocultação do nome da rede, sobretudo com relação ao trabalho extra para realizar a conexão, já que é necessário digitar o nome da rede para conectar-se. Outro problema é que alguns aparelhos, servidores ou até mesmo softwares podem se recusar a se conectar em redes com SSD ocultos.

Sendo assim, só oculto o SSID da sua rede se realmente souber o que está fazendo, se conhece os benefícios e os possíveis problemas que poderão surgir.