Como mudar o domínio do blog usando WordPress

Publicado em 23 janeiro, 2012 / Atualizado em 10 de outubro de 2014

Dicas para ajudá-lo na hora de mudar o nome de domínio do seu blog Wordpress

Normalmente quando se inicia um blog, o blogueiro iniciante não sabe bem o que quer, por esse motivo a maioria dos blogs novos não ultrapassam os três meses de vida, seja porque não atendeu às expectativas ou por dificuldades encontradas pelo caminho.

Em outros casos, no entanto, percebe-se que o nome dado ao domínio não tem muita relação com a linha editorial adotada após certo tempo de publicação. Nestes casos, o ideal é mudar o nome do domínio, ou o domínio de segundo nível.

Para quem nunca mudou o domínio de um site que está online, esse processo pode parecer assustador, pois sabemos que qualquer erro pode tirar o site do ar, e se esse tempo fora do ar for grande, muitos problemas maiores poderão ocorrer, como perda de ranking, receita etc.

Se você utiliza o wordpress e deseja mudar seu domínio, saiba que esse processo não é tão difícil, e é relativamente rápido. Vou mostrar aqui um método utilizado por mim, podem existir outros. Vamos lá!

A melhor hospedagem para sites e blogs, conheça: Hostgator.

Antes de tudo é bom deixar claro que essa troca de domínio à qual me refiro é de um blog utilizando o CMS WordPress, e não de um blog hospedado no wordpress.com. Este tutorial foi feito considerando que seu painel de administração é o cPanel e seu gerenciador de banco de dados é o phpMyAdmin. Além disso,o procedimento mostrado aqui não é único, ou seja,  pode haver outras maneiras de fazer a mudança de domínio.

Como trocar o domínio de um blog wordpress

1. Faça o backup dos seus arquivos e pastas

2. Faça o backup do seu banco de dados

3. Extraia o backup dos arquivos no novo servidor

4. Crie um banco de dados com o mesmo nome e senha no novo servidor

5. Abra o arquivo de backup (arquivo .sql) no Word ou Wordpad, pesquise e substitua o antigo domínio pelo novo domínio. Por exemplo: blogvelho.com substitua por blognovo.com.

6. Importe o backup do banco de dados no novo servidor através do phpMyAdmin.

7 . No phpMyAdmin, dê uma comando para reparar o banco de dados, e aproveite e otimize também.

8. Faça login no WordPress.

Redirecionar visitantes e motores de busca

Depois de tudo pronto no novo domínio, é hora de fazer o redirecionamento tanto dos visitantes quanto dos motores de busca. Como houve uma mudança de domínio, o redirecionamento tem que ser permanente, e para isso usamos o redirecionamento 301.

Uma maneira simples de criar um redirecionamento 301 é utilizando um arquivo .htaccess (somente em servidores linux). Para isso, abra seu bloco de notas e cole o código abaixo:

Options +FollowSymLinks
RewriteEngine on
RewriteRule (.*) http://www.novosite.com/$1 [R=301,L]

No lugar de “novosite.com” coloque seu novo endereço. Depois salve o arquivo colocando a extensão .htaccess (é só isso mesmo, não coloque nome algum, somente o ponto e em seguida htaccess). Feito isso, pegue seu .htaccess e coloque no diretório principal do seu WordPress. Pronto, o redirecionamento já está pronto.

Importante: não esqueça de avisar a mudança de domínio no Google Webmaster Tools (Google para webmasters).

Solução de possíveis problemas:

1. Se você se deparar com erros 404 nas URLs dos posts, verifique a configuração de links permanentes do WordPress

2. Se as páginas de posts ficarem todas em branco, sem apresentar erros 404, verifique se o tema definido está presente na pasta “/wp-content/themes”.

É mais simlpes do que você imaginou, hein?!