Como melhorar concentração para estudar: concurso e vestibular

Publicado em 15 fevereiro, 2013 / Atualizado em 16 de fevereiro de 2013

Dicas para ajudá-lo a ter mais concentração para estudar para concursos públicos, vestibulares e provas

Apenas ler os textos não garante aprovação nas provas de vestibulares e concursos. Por esse motivo, em muitos casos, uma leitura deficiente de milhares de páginas pode resultar em menos aprendizado do algumas centenas bem lidas e entendidas. E para ler e compreender o que está sendo lido é preciso bastante concentração.

Por esse motivo, conseguir se concentrar no que está sendo estudado pode ser a chave para conseguir ser aprovado. Como muitas vezes não é fácil manter a concentração nos estudos, abaixo damos algumas dicas para manter o foco nos estudos.

Como manter a concentração nos estudos

  • Estar bem fisicamente – É interessante estudar no momento do dia em que se está com mais disposição física, pois dessa maneira o rendimento nos estudos é muito maior. Se não for possível estudar no momento de maior disposição, mas sim depois do trabalho, por exemplo, procure relaxar e descansar antes de encarar os livros. Tomar um banho, fazer uma refeição leve ou dormir são praticas que ajudam a diminuir o cansaço e a ter mais disposição para estudar.
  • Tempo não é sinônimo de qualidade – Outra dica importante é que não adianta querer estudar por horas a fio se depois de uma ou duas horas seu rendimento cai, o sono ou cansaço começam a atrapalhar a concentração. O ideal é fazer pequenos intervalos durante a jornada de estudos. Neste intervalo você poderá fazer uma caminhada, andar de bicicleta, ouvir músicas, enfim, fazer qualquer atividade relaxante e que lhe dê prazer.
[related_posts]
  • Estar bem emocionalmente – É muito difícil conseguir se concentrar na leitura quando algo fica martelando na cabeça. Problemas e brigas com parentes, esposa ou marido, chefe ou qualquer outra pessoa do seu círculo social podem acabar tirando sua concentração. Sendo assim, se algo inevitável acontecer, é importante saber priorizar as coisas, tentar ao máximo afastar dos pensamentos os problemas e focar nas coisas boas que poderão ser alcançadas com a aprovação no concurso ou vestibular.
  • Faça resumos – Um dos segredos de muitas pessoas que passam nas provas é a criação de resumos do que está sendo estudado. Ao fazer um resumo, você poderá ter uma visão mais ampla do que está sendo lido, e com isso terá capacidade de focar naquilo que é mais importante e que poderá ser cobrado na prova. Além de ajudar a absorver o conteúdo, os resumos o ajudarão a se concentrar no que está sendo estudado e resumido.
  • Silêncio é importante – Para melhorar sua concentração, separe um comodo da casa onde não haja incidência de barulho. Outra dica neste sentido é escolher um local onde não haja circulação de pessoas, pois isso poderá fazer você se distrair.
  • Assuntos complexos podem ficar para depois – Se durante sua rotina de estudos você se deparar com temas muito complexos e de difícil entendimento, o que é muito comum em disciplinas de cálculo, pare um pouco para descansar ou passe para outro assunto, deixando aquele assunto complicado para depois. Forçar demais poderá gerar muito desgaste e perda de tempo, o que poderá afetar o estudo do resto do material.
  • Crie uma rotina de estudos – Estabelecer um horário fixo para estudar o ajudará a se concentrar nos estudos, pois dessa maneira é possível já ir planejando o que será lido e como será lido. Além disso, estabelecendo um horário para estudar, você terá mais garantias de que não será interrompido por algum familiar ou amigo, já que eles saberão que você estará estudando e que não deve ser incomodado.

Essas foram algumas dicas para ajudá-lo a manter a concentração nos estudos.

Boa sorte!