Como limpar tela LCD e plasma

Publicado em 16 fevereiro, 2012 / Atualizado em 30 de abril de 2013

Dicas para limpar tela de LCD e plasma de monitores e TVs

Há alguns anos os monitores CRT dominavam o mercado. Era um padrão usado há bastante tempo e que tinha como uma de suas características a grande resistência de sua tela, que era de vidro. Com isso, para limpar a tela deles não eram necessários muitos cuidados ou produtos específicos, pois a rigidez da mesma funcionava como protetor principal.

Já as telas de LCD e plasma necessitam de mais cuidados, sejam de computadores, TVs ou notebooks. Ao contrário das telas dos monitores CRT, as telas de LCD são muito frágeis, podendo perder pixels (pixels mortos), quando algo atinge a tela com um pouco mais de força, ou mesmo com o tempo de uso, dentre outros possíveis problemas.

Monitor LCD

Devido à sua superfície, os monitores de LCD acabam acumulando muita sujeira, chegando, em alguns casos, até a atrapalhar a visualização do conteúdo que está sendo mostrado na tela. Nestes casos, é interessante fazer a limpeza da tela de LCD.

Antes de qualquer coisa, tenha em mente que não se pode limpar as telas de LCD com produtos como o álcool, detergente (mesmo neutros) ou qualquer outro produto de limpeza. O ideal é usar somente água.

Como limpar telas de LCD e plasma?

Dica: se a tela estiver muito suja, é recomendável utilizar um produto específico para limpar telas de LCD. Em lojas de informática é possível encontrar produtos específicos para limpar telas de LCD e plasma.

Material necessário: 1 pincel macio, 1 flanela macia e borrifador com água, ou o produto para limpeza de telas.

1. Com o pincel, remova as partículas de poeira da tela, sem esquecer-se dos cantos, que geralmente acumulam bastante sujeira. A limpeza inicial com pincel é para retirar da tela sujeiras que podem arranhá-la quando a flanela for passada.

2. Com o borrifador, umedeça levemente a flanela (jamais jogue a água ou o limpador diretamente no monitor) e passe suavemente sobre a tela. Não faça muita pressão sobre a tela, pois poderá causar algum dano à mesma. Quando passar uma parte da flanela, vá dobrando-a para evitar que a sujeira retirada de uma parte entre em contato com outras da tela.

3. Depois de passar o pano úmido por todo o monitor, passe um pano macio e seco para retirar possíveis gotículas de água, que podem deixar manchas quando secarem.

Limpar uma tela de LCD não é nenhum mistério. O que deve ser levado em consideração é a fragilidade da mesma, por isso, não tenha pressa enquanto estiver fazendo a limpeza, e utilize somente água ou produto específico para a limpeza das telas.