Como limpar e hidratar banco de couro em casa

Publicado em

Aprenda a limpar e fazer a hidratação do banco de couro do seu carro

Além de economia, desempenho e durabilidade, um item que a maioria das pessoas buscam ao comprar um carro é o conforto, principalmente aquelas que passam muito tempo ao volante, seja trabalhando ou se deslocando de um lugar para outro.

E quando o quesito é conforto, o acabamento interno do carro é o ponto máximo de atenção, pois é ele que irá acomodar tanto o motorista quanto os passageiros. E um dos principais itens considerados de conforto em um carro são os bancos de couro. E não é para menos, afinal de contas todos os carros de luxo são equipados com este tipo de banco.

O banco de couro oferece além de conforto diversas outras vantagens, como beleza, facilidade de limpeza, não acumular poeira, não sujar ou manchar facilmente e ser mais durável que os bancos comuns, de tecido. O fato de não acumular poeira nem resíduos que possivelmente venham a cair sobre ele faz com que o interior do carro tenha um cheiro sempre agradável, livre de odores ruins causados pelo acúmulo de poeira e bactérias provenientes de sujeiras como restos de alimentos, manchas de bebidas, suor etc.

Banco de couro

Para desfrutar de todos os benefícios oferecidos pelo banco de couro, os donos de carro devem ter em mente que este tipo de banco exige alguns cuidados para que sua qualidade seja mantida e sua vida útil prolongada, ou seja, o banco de couro exige manutenção. A manutenção do banco de couro resume-se a limpeza e hidratação. Com essa manutenção evitamos que o banco resseque e comece a partir ou descascar.

A maioria dos postos de lavagem oferecem serviços de limpeza e hidratação de bancos de couros. Muitos proprietários de veículos deixam os carros nestes locais para lavar e aproveitam para limpar e hidratar o banco do veículo. No entanto, há quem goste lavar e cuidar do seu carro em casa, por hobby ou para economizar dinheiro. Nestes casos, além de lavar o carro, também é possível limpar e hidratar o banco de couro.

Se você gosta de cuidar pessoalmente do seu carro e até então não sabia o que fazer com o banco de couro, confira abaixo dicas de como limpar e hidratar seu banco de couro, para além de manter sua beleza garantir sua durabilidade.

Essa dica utiliza materiais simples, baratos e fáceis de encontrar, ideais para quem quer fazer o serviço em casa.

Material necessário:

2 Esponjas macias

2 Flanelas

1 Garrafa de detergente neutro

1 Balde

1 Frasco de hidratante para couro. Este tipo de produto pode ser encontrado em lojas especializadas ou em grandes supermercados. Se você não encontrar o hidratante na sua cidade, pode encontrar facilmente no UOL Shopping, confira a lista de: Hidratantes de couro. Existem pessoas que usam hidratante para pele nos bancos de couro, porém não recomendamos que isso seja feito porque são produtos com finalidades diferentes. Por mais que nas primeiras hidratações com hidratante para pele o resultado seja bom, seu efeito em longo prazo não é conhecido. Por isso, o ideal é usar hidratante especifico para couro, uma vez que ele é muito diferente da pele humana.

Fazendo a limpeza e hidratação

1. No balde, coloque um pouco de água e acrescente o detergente até a mistura ser suficiente para espumar quando passada no banco.

2. Com uma esponja macia, lave o banco com o detergente colocado no baldo.

3. Com uma das flanelas, tire o sabão usado para lavar os bancos. Após passar pela primeira vez, lave a flanela com água limpa e passe novamente no banco. Repita esse processo até perceber que todo o detergente foi removido.

4. Deixe esse banco secando e passe para o próximo.

5. Depois que todos os bancos estiverem lavados, devemos passar o hidratante. Com a outra esponja (se ela for muito grande, pode cortá-la ao meio), passe o hidratante no banco. Não tenha pena de usar o produto, principalmente se seu banco nunca viu um hidratante. Por isso, para garantir uma boa hidratação, aplique uma segunda demão e espere secar.

6. Depois de alguns minutos, quando o hidratante já tiver secado, passe a segunda flanela seca para limpar e dar brilho.

Pronto. Depois desses simples passos seu banco de couro estará limpo e hidratado. Ao sentar no banco após a limpeza e hidratação, você ouvirá o barulho de couro novo, mais ou menos como um rangido, devido ao atrito da roupa no couro recém-hidratado. Contudo, o barulho desaparecerá em pouco tempo.

Compartilhe: