Como instalar e usar widgets no Android

Publicado em 29 dezembro, 2013

Os widgets têm o funcionamento um pouco diferente dos aplicativos. Veja como instalá-los e utilizá-los

O Android trouxe consigo diversas inovações no modo como os usuário interagem com os programas que rodam neste sistema operacional.

Conhecidos como apps, ou aplicativos, os programas que rodam no sistema criado pela Google possibilitam aos donos de smartphones e tablets que possuem o sistema instalado fazer praticamente de tudo, desde edição de imagens até jogar games de alta qualidade gráfica.

Muitos donos de aparelhos com Android podem nem ter ideia da existência de um outro tipo de “programa” que também pode ser instalado neste sistema: os widgets.

O que são widgets

Widgets podem ser entendidos como sendo aplicativos com função bastante específica, e que ficam rodando o tempo todo, além de serem exibidos na tela inicial do Android.

Ao contrário dos aplicativos, que mesmo rodando em segundo plano precisam ser executados para aparecerem na tela, os widgets estão sempre visíveis na tela inicial. Exemplos de widgets bastante utilizados: os que mostram data, mensagem de texto recentes, previsão do tempo, cotação da bolsa de valores etc. Eles exibem a informação direto, sem necessitar, na maioria das vezes, de intervenção do usuário.

Como instalar e usar um widget?

A diferença agora está na forma como o widget é utilizado. Depois de instalado no Android, ele não ficará disponível através de ícones, assim como acontece com os aplicativos

Tanto a instalação quanto a utilização deste tipo de aplicativo é muito simples. Vamos ver:

1. Para instalar um widget, basta ir até a loja do Google Play e fazer a instalação, do mesmo jeito que é feito com os demais aplicativos.
Adicionando widget à tela inicial do Android

(Dependendo da versão do seu Android e da marca do seu aparelho, esta tela pode ser um pouco diferente.)

2. Para começar a usar o widget, clique sobre uma área livre da tela inicial. No menu que aparecerá, clique em “Widgets”. Na janela seguinte, selecione o widget que você acabou de instalar. Feito isso, seu widget já estará sendo exibido na tela inicial do Android em pleno funcionamento.