Como habilitar a rede sem fio no Windows

Publicado em 11 fevereiro, 2015

Se seu notebook não mostra mais as redes sem fio disponíveis, veja como corrigir o problema

Ficar preso a um cabo de rede é coisa cada vez menos comum nos lares do Brasil. A utilização de notebooks e smartphones fez com que cada vez mais os usuários de internet se conectassem à rede através de redes Wi-Fi, wireless ou ainda às redes sem fio.

O gerenciador de redes do Windows nos fornece uma lista com todos as redes sem fio que estão ao alcance do computador, independente de elas estarem protegidas por senha ou não. Uma forma de acessar essas redes é através do ícone de conexões de redes que fica ao lado do relógio do Windows.

Por padrão, a conexão de rede utilizada permanece ativa durante todo o tempo em que o computador estiver ligado, e é ativada assim que a máquina é ligada.

No entanto, essa conexão pode acabar sendo desativada, seja acidentalmente pelo usuário ou por algum programa instalado no computador, o que pode causar bastante dor de cabeça, já que com isso o computador não poderá acessar a internet, e o caminho para reativar a rede nem sempre é facilmente encontrado pelo usuário.

Como ativar a rede

Vá até o menu iniciar e em seguida acesse o painel de controle. O próximo passo é clicar sobre o link “Rede e Internet” e em seguida em “Central de Rede  e Compartilhamento”, depois, na esquerda da tela clique em “Alterar as configurações do adaptador”.

Ativando rede

Neste momento todas conexões de rede serão listadas na tela. É importante você saber qual delas é sua conexão padrão com a internet. Depois de localizar sua rede, clique sobre seu ícone com o botão direito do mouse. No menu de contexto que será aberto perceba se a primeira opção (“Ativar”) está ativa, se positivo, significa que sua conexão está inativa e por esse motivo você não está conseguindo acessar a internet.

Para solucionar o problema não tem segredo, basta clicar sobre o botão “Ativar” e aguardar alguns segundos. Logo sua conexão com a internet será restabelecida.

Outra maneira de perceber se a conexão está ativa ou não é observar se o ícone da conexão está colorido ou em preto e branco. Isso porque quando a conexão está desativada, seu ícone fica com coloração em tons de cinza, e quando está ativa se apresenta colorido.