Como habilitar e desabilitar macros no Excel

Publicado em 5 fevereiro, 2012

Aprenda a habilitar e desabilitar macros no Excel 2007 e 2010

Já sabemos que as macros são são um conjunto de instruções que podem ajudar bastante no dia-a-dia, seja no trabalho ou em casa. No primeiro post sobre o tema (Habilitar macros no Excel 2007), vimos como habilitar a execução das macros através do alerta de segurança emitido pelo Excel quando tentamos executar uma planilha que contenha macros.

Neste post vou mostrar como alterar as configurações de segurança no que diz respeito às macros. Por padrão, o Excel bloqueia a execução das macros e emite um alerta, onde é perguntado se o usuário permite ou não que o conteúdo da macro seja executado.

Através da aba “Desenvolvedor”, podemos definir que nenhuma macro seja executada, que qualquer macro seja executada, que somente macros assinadas digitalmente sejam executadas ou desativar e notificar.

Para acessar a ferramenta para definir o nível de segurança para macros, devemos acessar a aba “Desenvolvedor”. No entanto, por padrão, essa aba não é exibida no Excel. Para habilitá-la, temos que ir um pouco mais a fundo nos menus do Excel. Confira o passo-a-passo:

Como habilitar execução de macros no Excel 2007 e 2010

1. Clique no botão do Office Botão Office . Em seguida clique “Opções do Excel”. Normalmente, logo na primeira tela já estará disponível a opção para habilitar a guia do desenvolvedor. Confira a imagem:

Configurando habilitação de macros no Excel

2. Depois de confirmar a exibição da guia Desenvolvedor, ela já estará visível na interface do Excel. Veja:

Habilitando macros no Excel 2007 e 2010

3. Perceba que a guia Desenvolvedor já estará disponível, e no canto inferior esquerdo está a opção para configurar a segurança das macros. Depois de clicar em “Segurança de Macro”, será aberta uma janela com as opções disponíveis. Escolha a que for mais conveniente para você.

Dica: por questões de segurança, evite ativar a opção “Habilitar todas as macros”, pois isso configura risco de segurança, uma vez que todas macros passarão a ser executadas automaticamente, e caso você tenha baixado alguma planilha criada por pessoas más intencionadas, essas macros poderão causar diversos problemas, inclusive instalar vírus. Por isso, só execute macros criadas por pessoas confiáveis.