Como formatar e particionar cartão de memória SD no Android

Publicado em 9 janeiro, 2016

A formatação serve para apagar os dados e corrigir erros no sistema de arquivo, e o particionamento para criar vários discos lógicos

Os aparelhos celulares estão, aos poucos, substituindo os computadores naquilo que for possível, e como o suporte a cartões de memória de grande capacidade está se tornando cada vez mais popular, muitos usuários estão deixando de guardar seus arquivos no HD do computador para armazená-los no cartão de memória do smartphone.

Como sabemos, guardar uma grande quantidade de arquivos numa única partição do cartão SD  ou Micro SD não é interessante, pois em caso de necessidade de formatação do mesmo os arquivos deverão ser passados para outro disco, para que eles não sejam perdidos.

A solução para gerenciar de maneira mais adequada os arquivos no cartão de memória é particionando o mesmo, criando vários outras unidades lógicas que podem servir para remanejar os arquivos para que as demais possam ser formatadas, ou apresentem erros, por exemplo.

Outro motivo para o particionamento do cartão de memória é sua utilização para a transferência de aplicativos que estão instalados na memória interna do aparelho e que nativamente não podem ser movidos para o cartão SD.

APLICATIVO PARA PARTICIONAR CARTÃO MICRO SD

Um cartão SD pode ser formatado através da utilização de diversas ferramentas para a manutenção de discos, no entanto, como estamos tratando de um cartão que vai ser utilizado em um smartphone, nada mais cômodo que utilizar um aplicativo para isso.

O Android Partition Tool, ou AParted, é um excelente aplicativo para gerenciar cartões de memória. Com ele é possível formatar, particionar, corrigir erros e realizar diversas outras operações de manutenção em cartões de memória.

COMO PARTICIONAR O CARTÃO DE MEMÓRIA

1. Faça a instalação do Aparted e abra o aplicativo, essa é a tela onde tudo poderá ser feito:

Tela inicial

No quadro mostrado, na parte inferior poderemos conferir o tamanho total do nosso cartão de memória. No exemplo acima, trata-se de um cartão SD de 8GB.

2. Desative ou desmonte o cartão de memória nas configurações do Android.

3. Clique no botão verde duas vezes, assim criaremos uma partição principal e outra secundária, como mostra a imagem abaixo.

Partições do cartão de memória

4. Agora deveremos definir o sistema de arquivos de cada partição bem como seu tamanho. Vale lembrar que a partição principal (Part 1) dever ser em Fat32, as demais partições podem ser criadas utilizando diversos outros sistemas de arquivos, como EXT2, EXT3, EXT4, FAT16, FAR32 ou SWAP, a depender da sua necessidade. Na última atualização foi adicionado suporte aos sistemas NTFS, EXFAT e F2FS.

Para definir o sistema de arquivos e o tamanho de cada partição, basta tocar nos retângulos onde é exibido “fat32” e “0 MB”.

5. O próximo passo é iniciar o processo de formatação e particionamento. Para isso, clique no botão no canto superior direito (três pontinhos) e em seguida clique em “Aplicar alterações”. Aguarde o processo ser finalizado.

Pronto, sua nova partição já está pronta para ser utilizada.

O aplicativo possui diversas ferramentas que são úteis para a manutenção das partições. Para acessá-las, toque na aba “Tools”, selecione a partição desejada e logo abaixo selecione a ação a ser executada.

  • Nome: Android Partition Tool
  • Licença: Freeware - Gratuito
  • Desenvolvedor: sylkat
  • Tamanho: 7,3 MB
  • Sistema: Android 2.3 ou superior
CamScanner -Phone PDF Creator

* Você será direcionado para o site do desenvolvedor ou distribuidor.