Como fazer upgrade do computador

Publicado em 4 dezembro, 2011 / Atualizado em 30 de abril de 2013

Confira dicas para ajudá-lo na hora de fazer o upgrade do seu PC

Antes de começarmos a falar especificamente do upgrade, caso você não saiba, descubra a diferença entre upgrade e downgrade. Se você já sabe do que se trata, vamos adiante.

Neste post vamos dar algumas dicas para quem deseja fazer um upgrade no computador, seja para rodar games de última geração, para trabalhar ou qualquer outra finalidade.

Se o motivo do upgrade é rodar jogos que estão travando com sua configuração atual, talvez o travamento esteja ocorrendo por uso excessivo de recursos da máquina, para verificar essa possibilidade antes de fazer o upgrade, leia: como acelerar computador.

Os aceleradores não fazem milagres, pois sua função é apenas direcionar a maior parte dos recursos do computador para a tarefa em execução no momento. Se nenhum acelerador deu jeito no seu PC, então um upgrade pode ser be vindo.

Antes de decidir o que comprar, é precisa saber do que você precisa. Como a maioria dos upgrades tem como objetivo tornar o computador apto a rodar jogos mais modernos, já que atividades corriqueiras não exigem um super computador, vamos criar um exemplo de upgrade para rodar o FIFA 2011.

Seu PC atual:

Processador Athlon 2.6 XP (soquete 462)

Memória DDR 1GB

Placa de vídeo GForce MX 400 64 MB

HD 40 GB

Windows XP

Processador: Core 2 Duo E6600 2.4GHz / Athlon 64 X2 Dual Core 5600+Requisitos mínimos do FIFA 2011:

Velocidade do processador: 2 núcleos de 2.4 GHz
Memória RAM: 2 GB
Memória de vídeo: 256 MB
Chipset de vídeo: NVIDIA 8800 GT / ATI HD 3870
Direct3D: Sim
Versão do DirectX: 9.0c
Sistemas Operacionas: Windows Vista, Windows 7

Fazendo upgrade no computador
(Imagem: Surachai / FreeDigitalPhotos.net )

Analisando as duas configurações acima, chegamos a conclusão que é impossível fazer um upgrade, pois o primeiro computador é muito antigo, e não suporta os componentes de hardware exigidos pela configuração mínima do jogo. Na verdade, o maior problema nesse caso está no upgrade do processador, pois a placa mãe para o Atlon XP utiliza o soquete A (462 pinos) e é incompatível com os processadores modernos.

Antes de fazer um upgrade, siga o roteiro abaixo. Esse roteiro não é uma regra, apenas é uma maneira de ajudar na decisão de fazer um upgrade ou não, comprar um computador novo ou não.

1 – Instale um programa de diagnóstico de hardware e anote todas as características do seu computador.

2 – Analise suas necessidades. Por que você está pensando em fazer um upgrade? É para rodar jogos modernos? Se for, visite os sites de jogos e fique por dentro das tendências de tecnologia da a área de hardware para games. Anote os requisitos mínimos dos jogos de última geração.

3 – Essa talvez seja a parte um pouco mais complicada. Verifique se os componentes de hardware do seu computador atual são compatíveis com os requisitos mínimos que você decidiu adotar como referência para o upgrade. Ou seja, se sua placa mãe suporta o novo processador ,  interface de memória e a placa de vídeo exigida.

4 – Se os novos componentes de hardware não forem compatíveis com seu atual PC, desista do upgrade e compre um computador novo.

5 – Se os novos componentes forem compatíveis, faça uma pesquisa de preço e veja se vale realmente a pena fazer o upgrade. Pois em alguns casos, colocando um pouco mais de dinheiro, podemos trocar o computador inteiro por uma plataforma muito mais poderosa do que aquele que conseguiríamos com um upgrade.

Se seu upgrade se resumir apenas em adicionar mais memória ou, talvez, trocar a placa de vídeo, possivelmente é mais viável fazer o upgrade do que trocar de computador.

Como podemos perceber, a decisão de fazer ou não um upgrade não é fácil e exige bastante pesquisa. Por esse motivo, não tenha pressa, analise cada opção com cuidado, para não cometer erros.