Como fazer recuo de texto no Word para citação

Publicado em 26 julho, 2013

Aprenda a fazer recuo de texto em citações diretas com mais de três linha

O Word é um dos editores de texto mais completos da atualidade, praticamente qualquer formatação de texto é possível fazer nele, mesmo que em alguns casos não seja tão fácil descobrir como fazer.

Um dos recursos que fazem, principalmente estudantes, cometerem erro é o recuo de texto nas citações diretas com mais de três linhas. É comum ver pessoas recuando o texto apenas clicando no botão para recuo, sem atentar para a obrigatoriedade de este ter uma distância exata da margem esquerda.

Atualmente, segundo normas da ABNT, em trabalhos acadêmicos como monografias e TCC é necessário recuar o texto com uma distância de 4 cm da margem esquerda. Confira abaixo como fazer o recuo de texto no Word.

Como recuar texto no Word

1. Digite normalmente o texto. Em seguida, selecione o trecho que contém a citação que será recuado.

2. Depois de selecionar o texto, vá até a guia “Layout da Página” e na seção “Parágrafo”  localize a ferramenta de recuo.

Recuando texto

Como vemos na imagem acima, o recuo pode ser feito para a direita ou esquerda. No exemplo acima o recuo aplicado foi de 1,9 centímetros à direita. Para mudar a distância do recuo podemos digitar o valor ou usar as setas para cima ou para baixo.

À medida que os valores vão mudando o recuo no texto vai sendo aplicado instantaneamente.