Como fazer papel timbrado no Word

Publicado em 15 julho, 2013

Tutorial mostrando como fazer papel timbrado no Word

O papel timbrado é utilizado pelas empresas para diversas finalidades, como emitir recibos ou certificados de garantia, fazer declarações, comunicados, contratos, orçamentos, cartas comerciais e diversos outros documentos cuja identificação da empresa deve constar claramente.

No papel timbrado deve constar as informações básicas da empresa, como razão social e nome fantasia, logotipo, marca d’água, CNPJ, inscrição estadual, endereço, CEP e telefone. Lembrando que não é obrigatório constar todas essas informações, geralmente o CNPJ e a inscrição ficam de fora.

Muitas empresas solicitam que gráficas confeccionem seu papel timbrado, mas em geral isso só é feito por grandes empresas e que utilizam muito este tipo documento, objetivando economizar tempo e dinheiro com a impressão do papel timbrado.

Mas quando a quantidade ou sua utilização for menor, é mais vantagem a própria empresa criar e imprimir seu papel timbrado, e isso pode ser feito facilmente no Word. Confira um tutorial mostrando como fazer.

Criando papel timbrado no Word

1. Na tela principal do Word, abra as opções de design de cabeçalho  e rodapé. Você pode fazer isso de duas maneiras:

  • Dando um clique duplo logo no início da área de texto, acima da primeira linha de texto.
  • Indo até a aba “Inserir” e na seção “Cabeçalho e Rodapé” selecionar a edição destes dois campos.

Cabeçalho do papel timbrado

2. Depois de aberta as opções de design, o próximo passo é inserir as informações da empresa. Como mostra a imagem acima, na seção de cabeçalho já podemos inserir o nome e o logotipo da empresa. Para inserir texto, basta digitá-lo, e para inserir a imagem com o logotipo basta clicar no item “Imagens” e selecionar o arquivo de imagem desejado.

3. Para editar o rodapé do papel timbrado basta realizar o mesmo procedimento do cabeçalho.

Rodapé do papel timbrado

Depois de adicionar as informações desejadas, basta salvar o documento. É recomendável imprimir uma página para verificar se está tudo certo. Se algo estiver errado, basta abrir novamente as configurações de cabeçalho e rodapé e fazer a correção necessária.