Como fazer backup de dados e aplicativos no Android

Publicado em 31 julho, 2016 / Atualizado em 31 de julho de 2016

Conheça um aplicativo capaz de fazer backup de dados ou de aplicativos inteiros no Android

Os aplicativos para smartphones deixaram ser apenas jogos, agendas e ferramentas para tarefas simples. Atualmente existem aplicativos para realizar tarefas complexas ou que necessitem de alto nível de segurança devido às informações que guardam, como os aplicativos de bancos.

Diante da infinidade de aplicativos existentes, bem como de tarefas desempenhadas pelos mesmos, é possível termos armazenadas em aplicativos de celular informações que podem ser importantíssimas, tanto por questões pessoais ou profissionais.

Por esse motivo, é muito recomendável que seja feito regularmente backups de tais dados, para evitar a perda dos mesmos em caso de defeito no aparelho, furto ou roubo, operação de “reset” do sistema e inúmeras outras situações que podem pôr em risco a integridades dos dados.

APLICATIVO PARA BACKUP

Ao contrário de diversos outros aplicativos disponíveis, que fazem apenas o download do instalador (arquivo .apk), o Helium Backup se diferencia por possibilitar que sejam feitos backups completos dos aplicativos (dados e arquivos APK (Instalador), DEX (Dalvik Executable, executável) e LIB (bibliotecas) ) ou apenas dos dados.

Fazendo backup
Selecionando “App Data Only”, o Helium irá efetuar o backup apenas dos dados. Deixando essa opção desmarcada, será feito o backup completo (dados + aplicativo). Para abrir essa tela, basta tocar na barra inferior da tela e arrastar para cima.

Fazendo o backup completo (dados e arquivos APK, DEX e LIB)

Fazendo o download completo, o Helium irá salvar uma cópia exatamente igual ao que está no seu aparelho. Aplicativo e dados da forma que estão no exato momento do backup. Isso pode garantir a compatibilidade entre os dados e o aplicativo em caso de reinstalação e restauração do backup, em alguns casos.

Essa função pode ser interessante nos casos em que o aplicativo passou por uma grande atualização, o que pode causar erros caso se tente restaurar os dados salvos de uma versão anterior.

Fazendo backup só dos dados

Ao fazer o backup apenas dos dados, os arquivos do aplicativo e demais arquivos de configuração não serão salvos, apenas contas, dados de login, opções de configurações etc., serão armazenados no backup. Nesse caso será necessário fazer uma nova instalação do aplicativo através do Google Play, para em seguida restaurar os dados através o backup feito.

Da maneira geral, uma nova instalação a partir do Google play não costuma causar incompatibilidade com os dados contidos no backup, mesmo que essa nova instalação seja de uma versão mais atual do que aquela utilizada no momento do backup.

Em todo caso, para evitar possíveis problemas, é recomendável fazer o backup completo, ou seja, dos dados e do aplicativo, pois por mais que não seja comum, em alguns casos o backup feito pode não funcionar em uma nova versão do aplicativo.

Precisa ou não de ROOT

Para quem possui root (super usuário) no seu aparelho, tudo que você precisa é instalar o Helium, fazer seus backups e salvar na memória interna ou memória externa (cartão SD), isso na versão grátis. Na versão paga também é possível enviar para a nuvem (Dropbox, Box ou google Drive), além de agendar o backup.

Para quem não fez root no aparelho, é necessário, além de instalar o aplicativo no celular, instalar o Helium também no computador, seja utilizando um programa para Windows ou uma extensão para o Google Chrome (método recomendado pelo desenvolvedor). Para baixá-los, acesse essa página no GitHub.