Como remover sites indesejados dos resultados de busca no Google

Publicado em 9 novembro, 2011 / Atualizado em 30 de abril de 2013

Dica para refinar resultados de buscas no Google

Todos sabemos que o Google é o buscador mais usado em todo o mundo, afinal de contas, os resultados que ele exibe normalmente são exatamente o que procuramos. Contudo, podem aparecer resultados, ou melhor, sites, nos quais não desejamos entrar, por motivos diversos.

Por exemplo: imagine que você está procurando opiniões sobre notebooks HP no Google e digita o nome do modelo do mesmo. Há chances de todos os links da primeira página de resultados serem de lojas virtuais, ou seja, na primeira página você não encontrará o que procura.

Para solucionar esse contratempo há duas opções: diferenciar a busca, acrescentando outras palavras-chaves, como por exemplo, “opiniões sobre notebooks HP”, ou excluindo páginas indesejadas dos resultados.

Para fazer isso, basta colocar um sinal de menos (-) depois da palavra-chave buscada e antecedendo o domínio do site que deve ser excluído daquela busca. Confira o exemplo:

  • Sua busca: notebooks HP marca X
  • Para remover sites do resultado de busca: notebooks HP marca X -site1.com

No exemplo acima, o endereço de exemplo site1.com será removido do resultado da busca. Vale lembrar que você pode remover quantos sites quiser. Confira outro exemplo:

  • Removendo vários sites: notebooks HP marca X-site1.com -site2.com.br -site3.org

Basta ir dando espaço e acrescentando o nome de domínio a ser excluído, precedido de sinal de menos (-). No exemplo acima, todos os três sites não seriam listados no resultado da busca.

Com essa simples dica, você ganhará tempo na hora de fazer buscas no Google.