Como evitar repetição de palavras no Word usando sinônimos

Publicado em 22 junho, 2013

O Word possui ferramenta para fazer sugestão de sinônimos, possibilitando a escrita de textos sem repetição de palavras

Saber escrever com qualidade está bem longe de ser apenas a tarefa de colocar palavras no papel e passar uma mensagem ou informação. Bons textos vão além disso, devem ser dinâmicos, bem estruturados e fáceis de serem lidos e entendidos. E uma das coisas mais cansativas e desagradáveis que podemos encontrar num texto é a repetição excessiva de palavras. Essa situação não apenas é desconfortável para quem lê, mas mostra que quem escreveu o texto possui um vocabulário limitado, pobre, uma vez que não utilizam sinônimos.

Usar sinônimos ao escrever um texto proporciona não apenas uma leitura agradável, mas também demonstra que o escritor domina seu idioma, que possui vocabulário rico.

Confira um exemplo de texto com muita repetição:

Antes de comprar um carro usado, é bom levar o carro a uma oficina para verificar se o carro está em bom estado de conservação ou se o carro está com problemas.

A palavra “carro” foi repetida excessivamente. Poderíamos reescrever o texto da seguinte maneira:

Antes de comprar um carro usado, devemos levá-lo a uma oficina para verificar se o mesmo está em bom estado de conservação ou se o veículo está com problemas.

Neste caso, além de usarmos um sinônimo para a palavra “carro”, também omitimos tanto ela quanto seus sinônimos. Em seu lugar, fizemos referência ao que já foi escrito, o que deixa o texto menor, mais fácil de ler e entender.

Como nem todos nós conhecemos sinônimos para todas as palavras que usamos diariamente, seja em casa, no trabalho ou na faculdade, fica difícil escrever um texto com muitos deles. Por isso é importante buscar o auxílio de ferramentas para tal fim, e quem possui o Word instalado no computador tem à disposição uma eficiente ferramenta de sugestão de sinônimos.

Como usar sinônimos no Word

Para buscar palavras substitutas às que estão se repetindo com frequência, basta selecioná-las e no menu de contexto clicar sobre a opção “Sinônimos”.

Sugetsão de sinônimos

Depois de selecionar essa opção, o Word irá listar possíveis sinônimos para a palavra selecionada. Possíveis porque, a depender do contexto, uma palavra pode ser sinônimo ou não. Por isso, também é importante conhecer o sinônimo sugerido, para não acabar usando expressões que façam o trecho do texto perder o sentido ou ficar ligeiramente diferente.

[related_posts]