Como evitar gases em bebês recém-nascidos

Publicado em

Conheça o que causa os gases em bebês, como evitar e como tratar o incômodo causado

Os bebês recém-nascidos necessitam de muitos cuidados extras. Por terem nascido a pouco tempo e estarem ainda se adaptando ao ambiente externo ao útero, os bebês enfrentam uma série de dificuldades. Seus sentidos não são como os nossos, por isso sentem mais ou menos frio, calor ou incomodo com a claridade do que os adultos ou as crianças mais velhas.

Além de diversas outras coisas que tornam a vida do recém-nascido mais difícil, os gases intestinais ocupam uma das primeiras posições quando o assunto é dor, incomodo e choro nos recém-nascidos ou bebês com poucos meses de idade. Devido a imaturidade do intestinos e posição ao mamar, os pequeninos acabam sofrendo bastante com os gases que costumam causar cólicas bastantes doloridas.

O que causa gases nos bebês

Uma das principais causas para o surgimento de gases nos bebês é a mamada de maneira incorreta. Ensinar a criança a abocanhar o seio da mãe é importante para evitar que ele aspire ar junto com o leite que vai para o estômago. Esse é considerado um dos principais causadores de gases, o ar que o neném engole junto com o leite. Para se proteger desse problema, é recomendável sempre colocar o bebê numa posição um pouco inclinada e o mais estável possível, a fim de evitar a criança escorregue e cabe tirando a boca da mama, o que pode provocar a deglutição de ar.

Outra causa possível para os gases pode ter relação com a alimentação da mãe. Alguns alimentos consumidos pela mãe pode causar ou aumentar as chances de ocorrência de gases nos pequenos. Por esse motivo, é recomendável que a mãe evite alimentos que causem gases nela. Como alguns alimentos causam gases numas pessoas e em outras não, é importante a mãe observar quais alimentos lhe dão gases e evitar consumi-los.

Como acabar com os gases

O principal sintoma do excesso de gases é a dor abdominal ou cólica, o que leva a criança a chorar bastante. Quando chegar ao ponto de causar dor, os pais devem tomar algumas providencias para ajudar o filho a expulsar os gases que estão presos no intestino e causando dor. Em alguns momentos é possível perceber que a barriguinha está inchada e dura. Confira algumas dicas para fazer isso:

Massagem

Faça uma leve passagem com movimentos circulares na barriga da criança. Isso ajudará a mover os gases dentro da barriga para que sejam expulsos, além de dar sensação de alívio. Fazer essa massagem com as mãos aquecidas pode ser mais eficiente. Uma maneira de aquecer as mãos é mergulhá-las em água morna antes de fazer a massagem.

Mãe fazendo massagem

O carinho e a presença da mãe também é importante pois acalma o bebê. (Imagem: morgueFile.com)

Aquecer a barriga

Outra técnica que ajuda a aliviar a dor e expulsar os gases é aquecer uma fralda ou toalhinha, com um ferro de passar por exemplo, e colocar sobre a barriga da criança. Também pode ser feita uma leve massagem.

Deitá-lo de bruços

Outra maneira de fazer a criança soltar os gases é virá-la de bruços, de barriga para baixo, e estimulá-la para que ela se movimento. Isso também a ajudará a soltar os puns que tanto estão incomodando.

Medicamentos

Se nenhuma das dicas anteriores funcionar, um médico pode ser procurado para receitar algum medicamento para acabar com os gases. Geralmente é prescrito a dimeticona ou simeticona, mas só a avaliação de um médico poderá determinar qual o medicamento mais indicado. A mãe que está amamentando, assim como a criança jamais devem tomar remédio sem prescrição médica.



Comentar