Como evitar “Fatal error: Call to undefined function ” no WordPress

Publicado em 25 outubro, 2011 / Atualizado em 29 de julho de 2012

Logotipo do WordPress

Se você utiliza o WordPress do mesmo jeito que ele veio “de fábrica”, dificilmente você terá problemas. No entanto, depois de algumas alterações ou instalação de plugins, é possível que alguns pequenos contratempos ocorram, no entanto, na maioria das vezes esses pequenos problemas podem ser resolvidos rapidamente. Uma das características que tornam o WordPress uma fantástica plataforma para gerenciamento de conteúdo é a sua facilidade de uso e de resolução de problemas.

Um problema que acontece com freqüência em muitos blogs é o “Fatal error: Call to undefined function… “. Normalmente ele acontece quando inserimos manualmente uma chamada a uma função, por exemplo, de um plugin, e em seguida desativamos esse plugin. Essa mensagem é enviada pelo servidor e informa que a função chamada não existe na biblioteca do WordPress. Apesar de parecer uma situação trágica, ela pode facilmente ser resolvida.

Para resolver o problema, basta fazer uma verificação, verificar se a função existe antes de chamá-la. Confira um exemplo abaixo:

  • Chamando a função diretamente:

<?php funcao_plugin(); ?>

No exemplo acima, se o plugin em questão for desativado ou parar de funcionar, será exibida a mensagem de erro.

  • Para não correr esse risco, deve-se utilizar a seguinte sintaxe:

<?php if (function_exists(‘funcao_plugin’)) {
funcao_plugin();} ?>

Com o código acima, primeiro é verificado se a função existe. Se ela existir, será executada, se não existir, nada acontecerá. Para utilizar no seu blog, basta substituir “funcao_plugin” pela função que você deseja usar.