Como evitar e aliviar dor muscular após treino de musculação

Publicado em 4 março, 2013 / Atualizado em 4 de março de 2013

Saiba mais sobre a famosa dor muscular que ocorre pouco após ou no dia seguinte a exercícios físicos ou musculação

Frequentemente vemos na televisão, em revistas e jornais matérias onde especialistas em medicina esportiva orientam a população para que pratiquem atividades físicas, seja caminhada, exercícios aeróbicos, musculação ou qualquer outra, e ao mesmo explicando sobre os benefícios que tais atividade podem trazer ao corpo, seja pelo lado estético seja pelo lado da saúde.

O início da atividade física, sobretudo da musculação, é um momento importante e delicado, principalmente para quem é sedentário, já que seu corpo e organismo de maneira geral não estão preparados para as rotinas de treino, que costumam ser pesadas na musculação.

Um dos efeitos desse despreparo são as dores musculares do dia seguinte ao do treino com levantamento de pesos. Quem nunca fez musculação ou está parado a muito tempo, poucas horas depois ou nos dias seguintes ao do início na academia sofre com dores que atingem principalmente os grupos musculares requisitados durante os exercícios. Essa é a resposta do organismo para a elevação repentina da carga de trabalho do músculo.

Apesar de ser normal, e acontecer com praticamente todos que começam a fazer exercícios físicos, sobretudo os mais intensos, é comum vermos pessoas com medo e achando que terão algum tipo de problema grave devido ao surgimento das dores musculares. Porém, não há motivos para preocupação.

O que causa a dor

Quando começamos a fazer musculação, passamos a exigir do músculo um desempenho até então não exigido. Dessa maneira, toda sua musculatura não está preparada para suportar passar, por exemplo, uma hora levantando pesos. O resultado disso é a ocorrência de micro-lesões musculares nos primeiros dias de academia, pequenas rupturas do músculo causadas pelo excesso de esforço.

[related_posts]

Essa pequena ruptura, que a primeira vista parece ser algo ruim, na verdade é alo positivo. Quando as fibras musculares sofrem essas micro-lesões, o organismo começa a trabalhar para reconstruí-la. Contudo, já “prevendo” que aquela carga de trabalho será exigida novamente, o organismo passa a construir mais fibras, fibras essas mais fortes, para evitar que sejam danificadas novamente. E o resultado disso é a hipertrofia muscular.

A hipertrofia muscular é o desenvolvimento de mais fibras musculares, o que deixa os músculos maiores e mais fortes para suportarem levantar mais peso.

Vale lembrar que a hipertrofia ocorre não apenas quando há dor. Mesmo depois que a dor do começo dos treinos passa ou diminui, a hipertrofia continua acontecendo. A dor desaparece porque o músculo já está mais preparado para as atividades que serão desenvolvidas, e só volta a aparecer se uma carga ainda maior for aplicada no treino.

Como evitar as dores

As dores do primeiro dia de academia não podem ser evitadas. Como já foi dito, está sendo exigido dos seus músculos um esforço muito grande, ao qual ele não está acostumado. Exercícios aeróbicos podem ajudar a preparar melhor o corpo para a musculação. Mesmo, assim as micro-lesões musculares irão ocorrer e causar dor.

Como aliviar as dores

Não tem como aliviar a dor. Na verdade, com o uso de alguns medicamente a dor pode ser aliviada. No entanto, isso não é recomendado. Um banho quente também pode aliviar a dor, porém momentaneamente. Isso porque dores são resultados de um processo natural do organismo e logo irá passar.

O melhor a ser feito para se recuperar rapidamente das dores é ter um bom descanso após o trino, se hidratar bastante e manter uma dieta equilibrada, rica em proteínas, carboidratos, minerais e vitaminas. Dessa maneira seu músculo irá se recuperar mais rapidamente e estará mais bem preparado para o próximo dia de treinamento.