Como evitar dor nas costas ao ficar muito tempo sentado

Publicado em 20 fevereiro, 2012 / Atualizado em 21 de junho de 2012

Dicas para evitar dor nas costas por ficar muito tempo sentado em frente ao computador

Quem trabalha sentado em frente ao computador com freqüência reclama de dores nas costas. Na verdade, a rotina de trabalhar diariamente

Sentado em frente ao PC
(Imagem: Copyright (c) 123RF Stock Photos)

sentado acarreta dores não apenas nas costas, mas também nas pernas, pescoço, ombro e diversas outras partes do corpo. Mas quem imagina que só quem trabalha no computador passa por esses transtornos está enganado.

Além do trabalho, há pessoas que passam horas sentadas em frente ao computador, seja jogando, batendo papo, lendo, escrevendo ou praticando diversas outras atividades. O excesso de tempo sentado faz mal, e caso a postura não seja adequada, pode trazer ainda mais transtornos.

Os problemas e dores aparecem quando submetemos nosso corpo a posições que sobrecarregam determinada parte do corpo, sobretudo alguns músculos, nervos e articulações. Com o passar do tempo, essa sobrecarga se torna cada vez mais onerosa fisicamente, podendo favorecer o aparecimento de problemas mais graves, que em alguns casos torna necessário a prática de fisioterapia.

Se inevitavelmente você é obrigado a passar horas sentado, seja em frente ao computador ou não, tenha em mente que corrigir sua postura resultará em maior conforto e produtividade, além de afastar o risco de sofrer de dores nas costas e demais partes do corpo. Confira abaixo algumas dicas para melhorar sua postura quando sentado frente ao computador.

Dicas para melhorar postura e acabar com a dor nas costas

Cadeira adequada – uma parte importante do processo de melhorar a postura é a compra de uma cadeira adequada. Por mais que tentemos manter uma boa postura, se a cadeira não ajudar, nos sentiremos muito cansados ao tentar manter tal postura.

Uma cadeira adequada deve possuir descanso de braços que, de preferência, devem estar alinhados com o teclado, na mesma altura. Além disso, para uma melhor adaptação ao seu corpo, é preferível que ela possua regulagem tanto de altura quanto de distância do encosto das costas, o que irá proporcionar melhor suporte ao seu corpo. Com isso, é possível sentir-se confortável por muito mais tempo.

Outro ponto importante é a altura em relação ao chão. O ideal é que, quando sentado, sua perna forme um ângulo de 90 graus, como na imagem ao lado.

Curvatura das costas – para evitar dores nas costas e demais partes do corpo, é importante manter a curvatura natural das costas. O que compreende as regiões cervical, torácica e lombar. Evite ficar curvado para frente (corcunda), ou fazer o contrário, ou seja, projetar o peito para frente e o ombro para trás.

Posição do pescoço – mantenha o pescoço reto, mantendo um ângulo de 90 graus entre o queixo e o pescoço. Ficar muito tempo com a cabeça projetada para frente força a região cervical, o que ocasiona dores na região do pescoço.

Distância do monitor – é recomendável manter uma distância entre 40 e 70 cm do monitor. O objetivo com isso é ter uma campo de visão mais amplo, permitindo ver toda a tela.