Como esconder sites visitados e pesquisas feitas

Publicado em 1 março, 2016

Veja como ocultar as atividades feitas na internet, como sites visitados e buscas feitas, e garanta sua privacidade

Principalmente para aumentar o desempenho da navegação na internet, os navegadores, a exemplo do Chrome, Firefox, Opera, Internet Explorer, dentre outros, guardam diversos tipos de informações, como o histórico de sites visitados, e dados como imagens, folhas de estilo CSS, scripts e diversos outros elementos.

No entanto, em muitos casos o usuário do PC não deseja que nenhuma informação sobre suas atividades na internet fiquem gravadas, seja para manter sua privacidade pessoal, por razões de segurança ou por diversos motivos.

Se seu objetivo é navegar na internet e não deixar nenhum vestígio sobre as páginas que visitou ou buscas que foram feitas, listamos abaixo algumas dicas que o ajudarão a preservar sua privacidade na navegação na internet.

COMO ESCONDER SUA NAVEGAÇÃO

Navegação privativa

Atualmente os navegadores disponibilizam uma ferramenta para que seja possível navegar sem deixar rastros. Estando ativa, a navegação privada não salva no computador nenhuma informação sobre as atividades desempenhada, ou seja, não salva histórico, cookies, imagens e diversos outros elementos que possibilitariam o rastreamento das páginas visitadas.

Confira como ativar a navegação privada nos principais navegadores:

Firefox (navegação privativa): pressione as teclas Ctrl+Shift+P . Na nova janela que se abrirá seus dados de navegação serão excluídos assim que a janela for fechada, exceto os downloads feitos e os favoritos marcados.

Chrome (navegação anônima): pressione as teclas Ctrl+Shift+N. Aqui também todos os dados de navegação serão apagados, ficando mantidos apenas os downloads e os favoritos adicionados.

Internet Explorer (navegação in private): pressione as teclas Ctrl+Shift+P . Assim como nos outros dois navegadores acima, todo o registro de navegação será apagado ao fechar o navegador. Apenas os favoritos e os downloads ficarão registrados, uma vez que resultam da própria vontade do usuário de manter tais informações.

Como ocultar o histórico de pesquisas feitas

Os históricos de pesquisa ficam mantidos no servidor do serviço de busca. Existem duas maneiras de evitar que suas pesquisas fiquem gravadas. Vejamos:

1. Quando for realizar as buscar através de um buscador, Google, Bing, Yahoo etc., não esteja logado em sua conta de utilizador dos serviços.

2. Se por algum motivo seja necessário estar logado em sua conta no buscador, configure o serviço para não manter seu histórico de pesquisas feitas nem seu histórico de sites visitados através das buscas.

Nível de segurança

As dicas acima possuem um nível de segurança baixo, contudo aceitável na maioria dos casos em que se deseja apenas não deixar rastros sobre as páginas visitadas e buscas feitas. Elas são ideais para, por exemplo, esconder de familiares e outras pessoas que utilizam o mesmo computador.

No entanto, em caso de crimes virtuais, a justiça pode determinar que seu provedor de internet entregue uma lista de todos os sites visitados e demais atividades realizadas na internet.