Como escolher nome para o blog

Publicado em 25 janeiro, 2012 / Atualizado em 10 de outubro de 2014

Dicas para ajudá-lo a escolher o nome de domínio para seu blog

Depois que a decisão de criar um blog ou site é tomada, normalmente o próximo passo é registrar o domínio do mesmo. É aí que a dor de cabeça começa. Qual nome escolher? Qual extensão escolher? Será melhor a .com, .net, .com.br ou alguma outra? Essas são algumas das dúvidas que perturbam a mente que quem está prestes a publicar um blog ou site.

A dica mais simples e também a mais importante é registrar um domínio que por si só já dê a entender do que se trata a página. Se você vai criar um site sobre carros, não tem cabimento colocar a palavra “flores” no domínio.

Seguindo esse pensamento, se você acha que sua principal palavra-chave é “carro”, seria interessante conseguir colocá-la no seu nome de domínio. Por exemplo: meucarro.com, maiscarro.net, qcarro.com.br etc. Outra dica importante é criar domínios fáceis de serem lembrados.

Outra opção é criar uma marca, e não colocar a palavra-chave no nome de domínio. Por exemplo: imagine que você irá criar um site de classificados. Você pode colocar a palavra-chave “classificados” no nome de domínio, criando domínios como “meuclassificado.com”, nossosclassificados.com.br etc. Por outro lado, você pode investir numa marca, colocando-a como nome de domínio, como é o caso do OLX, por exemplo. O OLX é um grande site de anúncios classificados, mas no seu nome de domínio não tem a palavra-chave classificados.

A melhor hospedagem para sites e blogs, conheça: Hostgator.

Se sua página for um blog, um domínio .com ou .net está de bom tamanho. Se for um site institucional, de uma empresa, é mais interessante ser um .com.br, principalmente quando se trata de uma loja online.

Isso porque inevitavelmente a extensão .com.br dá mais impressão de seriedade, e também porque os dados de contato não podem ser ocultados, enquanto nos domínio internacionais é possível deixar seu blog “anônimo” para as ferramentas de whois.

Agora é possível registrar um domínio .com.br sendo pessoa física, através do número de CPF. Particularmente não gosto muito dessa idéia, pois como já citei, as informações de contato desses domínios não podem ser ocultadas. Em outras palavras, se você registrar um domínio .com.br com seu CPF, tudo sobre você ficará exposto na internet, como nome completo, endereço, telefone e o pior, seu número de CPF.

Se seu blog não tiver um tema específico, for um blog de variedades, você pode usar o nome que quiser, inclusive o seu próprio nome, o que é bastante comum hoje em dia.

Se amanhã ou depois eu decidir mudar o rumo do meu blog, transformá-lo num portal, por exemplo, eu posso facilmente mudar seu domínio, com praticamente nenhum prejuízo no que tange os motores de buscas ou links de outros sites (leia: como mudar o domínio do blog WordPress).