Como escolher furadeira para usar em casa

Publicado em 2 abril, 2014

Dicas para ajudá-lo a comprar uma furadeira

Existem equipamentos usados por profissionais da construção civil que muitas vezes podem ser bastante úteis em casa. Um exemplo de equipamento que pode ser interessante ter em casa é a furadeira.

Quem nunca precisou pendurar na parede um quadro, relógio ou qualquer outro utensílio, ou mesmo fixar algum aparelho, como um depurador de ar, por exemplo, e ficou sem saber como fazer por não ter como furar a parede.

Nessas horas ter uma furadeira à mão é sempre bom, pois além de evitar o gasto de dinheiro adicional por chamar um profissional, ganha-se tempo, já que tudo pode ser feito no momento em que a necessidade surgir (desde que se tenha, claro, as brocas, buchas e parafusos necessários).

Mas quem não entende nada de furadeira pode ficar em dúvida sobre qual modelo escolher ou quais características a furadeira deve ter, ou seja, qual a melhor furadeira para sua necessidade. Confira abaixo algumas informações que o ajudarão a escolher a melhor furadeira para se usar em serviços domésticos.

COMO ESCOLHER UMA FURADEIRA

Com base nas informações abaixo, você poderá decidir com mais propriedade qual é a furadeira necessária para suas necessidades.

Furadeira de impacto

Com impacto ou sem impacto

Existem furadeiras de impacto e sem impacto e outras nas quais é possível encontrar as duas funções. A função de impacto serve apenas para perfurar alvenaria (parede), a função sem impacto é recomendada para perfurar madeira, metal, plástico e diversas outras superfícies.

Giro reversível ou não

A maioria das furadeira apenas gira a broca numa única direção (sentido horário). No entanto, em alguns momentos podemos precisar que ela gire em sentido contrário (como quando vamos usá-la como parafusadeira, por exemplo). Neste caso, a furadeira deve ter a função de giro reversível, ou seja, possibilite selecionar se a furadeira vai girar em sentido horário ou anti-horário.

Potência

A potência da furadeira está diretamente ligada ao tipo de material que desejamos perfurar, profundidade de perfuração e tempo de utilização. Por exemplo, se formos perfurar uma superfície dura e numa profundidade maior, uma furadeira de 450W vai ter que trabalhar mais para concluir o serviço do que uma de 700W. E esse esforço extra pode reduzir sua vida útil. Por esse motivo, quanto mais força e resistência for necessário, maior deverá ser a potência escolhida. Para uso doméstico, geralmente uma furadeira de entre 450W e 600W dá conta do recado.

Mandril de 1/2 ou 3/8 polegadas

O diâmetro do mandril refere-se à espessura máxima de broca que ele pode suportar. O mandril de 1/2 suporta brocas de até 13mm (treze milímetros), enquanto que o mandril de 3/8 suporta brocas de até 10mm. Em geral as furadeiras domésticas possuem mandril de 3/8, enquanto que as profissionais possuem mandril de 1/2.

Qual marca escolher

Atualmente existe uma grande quantidade de fabricante que produzem furadeiras para as mais diversas situações. Como não podemos definir qual é a melhor marca de furadeira, recomendamos que você compre da marca que você já conhece ou confia a partir de outros produtos.  Consultar a rede de assistência técnica também é outro ponto que deve ser observado.