Como encontrar pixels mortos em monitor LCD (dead pixel)

Publicado em 19 novembro, 2011 / Atualizado em 5 de julho de 2012

Programa para ajudar na identificação de pixels mortos

Todas as imagens digitais são formadas por pixels, que são os menores elementos presentes numa imagem digital. Um monitor LCD, por exemplo, possui milhões de pixels que, quando unidos, são responsáveis por formar as imagens e figuras que visualizamos na tela. Um problema bastante comum é o aparecimento de deads pixels, pixels mortos. Esses pixels com defeito não emitem luminosidade, ficando totalmente apagados.

Esse problema pode vir de fábrica, ou seja, você corre o risco de comprar um monitor LCD numa loja e quando chegar em casa o mesmo apresentar pixels mortos. Também é possível que esse tipo de problema ocorra durante a utilização do computador, podendo ter como causa uma queda ou variação brusca de corrente elétrica, por exemplo.

 Em alguns casos, durante a utilização do PC é fácil identificar os dead pixels. Em outros, é necessário usar algumas técnicas e ferramentas para identificá-los. Neste sentido, se você comprou recentemente um monitor LCD e deseja verificar se o mesmo possui pixels mortos, recomendo que faça uso do IsMyLcdOK.

Monitor com pixel morto
Ilustração de monitor com pixel morto (Imagem: Rawich / FreeDigitalPhotos.net – Adaptada por Gigaconteúdo.com )

O IsMyLcdOK é um programa que preenche completamente a tela de vídeo com imagens que facilitam a identificação de pixels defeituosos. O programa aplica, ao todo, 14 testes, que utilizam cores únicas ou imagens listradas. Com isso, fica fácil localizar os dead pixels, uma vez que eles mostrarão uma cor diferente das dos demais.

  • Nome: IsMyLcdOK
  • Licença: Freeware - Grátis
  • Desenvolvedor: www.softwareok.com
  • Tamanho: 13 KB
IsMyLcdOK

* Você será direcionado para o site do desenvolvedor ou distribuidor.