Como diminuir documento para caber na impressão

Publicado em 27 abril, 2016 / Atualizado em 28 de abril de 2016

É comum que documentos fiquem desalinhados ou com partes para fora da página, veja como alinhar a página de impressão

A elaboração de muitos documentos exige que normas quanto a formatação do texto sejam seguidas, como o espaçamento entre linhas e a formatação de margem, que se refere à largura das margens.

Mesmo após a formatação do documento da maneira adequada, um outro problema ainda pode surgir, que á desconfiguração da página quando a mesma é impressa.

É bastante comum que documentos não caibam na folha de papel quando é feita sua impressão. Isso pode ocorrer por diversos fatores, como erro na configuração do documento e criação e edição em editores de textos e de planilhas diferentes (programas diferentes), por exemplo. Esse tipo de erro é mais comum de ocorrer em planilhas eletrônicas, como as do Excel ou LibreOffice Calc, por exemplo.

Nos casos em que o documento não cabe na folha de papel, ou seja, parte dele fica de fora da impressão ou é impresso numa página separada, é possível corrigir formatando o documento, formatando margem, tamanho de células etc., No entanto, essa pode ser uma tarefa trabalhosa.

Reduzir para caber

A maneira mais fácil de encaixar um documento na página de impressão, ou reduzir seu tamanho para caber na folha de papel, é configurar seu tamanho através da ferramenta de visualização de impressão.

A visualização de impressão é uma ferramenta presente em todos os editores de texto e em praticamente todos os programas que possibilitem a impressão direta, através de menu próprio.

Como cada programa possui o atalho para a ferramenta de visualização de impressão em local próprio, não é possível dizer aqui exatamente em qual menu ou posição ela pode ser acessada. De maneira gral, ela se encontra próxima ao menu que aciona a impressão, que costuma ficar dentro do menu “Arquivo”.

Como diminuir documento para caber na página

Confira como diminuir o tamanho do documento para caber na página de impressão em dois dos mais famosos programas de planilha da atualidade, o Microsoft Excel e o LibreOffice Calc. Lembrando que essa configuração também é possível em outros programas.

LibreOffice Calc

Vá até o menu “Arquivo” >> “Visualizar Página”, se preferir utilize o atalho de teclado Ctrl + Shift + O. Na página que se abrirá, localize no menu superior a ferramenta “Margens”, e deslize o controle para direita e esquerda para aumentar ou reduzir o tamanho do documento até que ele se enquadre na página adequadamente.

Visualizador de impressão

Vale lembrar que o documento será impresso da mesma maneira que é exibido na ferramenta de visualização. Portanto, quando o documento se encaixar na página, pode acionar a impressão.

Microsoft Excel

No Excel também é muito simples reduzir um documento para que ele caiba na página. Para configurar a página, clique no menu “Arquivo” >> “Imprimir”. Será exibida a janela de visualização, e à sua esquerda serão exibidos alguns atalhos de configurações, clique no último e selecione a opção “Ajustar planilha em uma página”.

Após clicar nessa opção, você perceberá que a visualização já mostrará o conteúdo reduzido para que caiba numa única página.

 Configurando impressão no Excel

Essa opção ajusta automaticamente o documento à página. Se o resultado final não for satisfatório, dentro desse mesmo menu é possível acessar a ferramenta “Opções de dimensionamento personalizado”, onde é possível configurar margens e outros aspectos do documento.

Essas opções de configuração de impressão mostradas aqui funcionam em qualquer outro programa da suíte de aplicativos Microsoft Office ou LibreOffice, assim como na maioria dos demais programas de edição de textos ou de planilhas.