Como descobrir se um link tem vírus

Publicado em 24 janeiro, 2013 / Atualizado em 4 de fevereiro de 2013

Antes de acessar uma página ou baixar um arquivo no Firefox, verifique se é seguro ou se há algum tipo de vírus

Navegar na internet pode ser muito divertido, instrutivo ou até mesmo lucrativo, mas também pode ser perigoso, principalmente para quem não tem muita experiência com computadores e internet e sai clicando em links presentes em páginas duvidosas. A principal técnica utilizada para a disseminação de vírus, trojans e outras pragas virtuais é a criação de links para páginas e arquivos infectados. Tais links, normalmente induzem o usuário ao erro, descrevendo uma coisa e linkando para outra.

Se você está com dúvidas em relação à confiabilidade de um link na internet, e utiliza o Firefox, poderá instalar no navegador uma extensão que faz a verificação da página e retorna o resultado confirmando se a página está livre de ameaças ou possui algum tipo código que possa causar danos ao seu computador ou a sua privacidade.

O VTZilla foi desenvolvido pela equipe do Virus Total, uma dos melhores e mais conhecidos antivírus online. Sendo assim, utiliza a base de dados do site para buscar informações pré-coletadas, e também adiciona informações, caso uma nova ameaça seja identificada.

Verificando vírus no linkA extensão VTZilla se incorpora ao menu de contexto do Firefox e oferece um jeito fácil e rápido de verifica a integridade de uma página da internet.

Para verificar um link, basta clicar sobre ele utilizando o botão direito do mouse e em seguida clicar em “Scan with Virus Total”. A partir daí, uma nova janela aparecerá e exibirá o processo de scaneamento, cuja conclusão definirá se a página de destino é segura ou não. Além da verificação de páginas, com a VTZilla também é possível verificar arquivos, ou seja, antes de fazer o download de algum arquivo, é possível saber se ele está infectado ou não por algum vírus.

São utilizadas 7 ferramentas para a análise, sendo elas: Firefox, Google Safebrowsing, Opera, Phishtank, Smartscreen e TRUSTe.

  • Nome: VTZilla
  • Licença: Freeware - Gratuito
  • Desenvolvedor: Virus Total
  • Tamanho: 17 KB
  • Sistema: WindowsXP/Vista/7/8
VTZilla

* Você será direcionado para o site do desenvolvedor ou distribuidor.