Como descobrir em qual papel sua impressora pode imprimir

Publicado em 5 julho, 2016

Cada modelo de impressora possui limites máximos e mínimos para gramatura e tamanhos de folha papel

Atualmente existem no mercado uma grande quantidade de fabricantes e modelos de impressoras e multifuncionais para uso doméstico e profissional.

Essa grande variedade de equipamentos tem como objetivo atender às mais diversas necessidades, desde a impressão de trabalhos escolares até impressão de fotos ou de grandes formatos. Como as necessidades são as mais diversas possíveis, os fabricantes buscam atender da melhor maneira possível a cada uma delas lançando no mercado diversos modelos diferentes.

Uma das características que podem ser levadas em consideração no momento de lançar um novo modelo diz respeito ao tipo de papel que pode ser utilizado na impressora.

Ao contrário do que algumas pessoas podem imaginar, as impressoras possuem limitação relativa aos tipos de papel suportados. Ou seja, certa impressora pode imprimir em alguns tipos de papel e outros não.

PAPEL MAIS GROSSO OU PESADO

Gramatura

Quando falamos em papel mais pesado, estamos nos referindo à gramatura do papel. Essa é uma das principais características que limitam a utilização de determinados tipos de papel em certas impressoras. A gramatura refere-se ao peso pela sua área. Por exemplo, um papel com gramatura 75gr/m², pesa 75 gramas por metro quadrado.

Como exemplo, podemos citar que existem impressoras que só aceitam papéis com gramatura entre 64 e 105 g /m2. Utilizar papel com gramatura acima ou abaixo dessa faixa pode causar problemas na impressora, sobretudo no mecanismo que puxa o papel.

Utilizar papel com gramatura acima do recomendado pode causar problemas principalmente em impressoras cuja bandeja de entrada e saída de papel ficam na frente da mesma, ou melhor, do mesmo lado. Isso porque uma vez sendo recolhido o papel para que seja dado início à impressão, o papel tem que fazer uma volta para sair pelo mesmo lado que entrou, e se ele for muito grosso pode emperrar o mecanismo ou causar desgaste excessivo.

Impressora com papel na bandeja
Utilizar folhas de papel de acordo com a recomendação do fabricante é importante para ter mais produtividade e evitar danos à impressora.

Espessura

Quando falamos em papel mais grosso, estamos nos referindo à espessura do papel, à distância entre as duas faces da folha de papel, que é medida utilizando a unidade µm (Micras). Geralmente os manuais não informam a espessura máxima ou mínima recomendada.

Espessura X gramatura

Apesar de ser possível existir papel com maior espessura e menor gramatura, e outro com maior gramatura e menor espessura, devido à sua compactação, geralmente papéis com maior gramatura também tem maior espessura.

Dimensão da folha

Além dessas duas características, temos que ter em mente que outra limitação possível diz respeito às dimensões do papel, ou ao seu tamanho.

De maneira geral os fabricantes informam um tamanho máximo e mínimo que a folha de papel pode possuir, e dentro desse intervalo pode ser utilizado qualquer tamanho, desde que seja respeitada também a gramatura, por exemplo:

Tamanho mínimo: 89,0 x 127,0 mm (3,50 x 5,00 pol.)

Tamanho máximo: 215,9 x 676,0 mm (8,50 x 26,61 pol.)

Dentro das medidas apontadas no exemplo acima, podemos citar o seguintes tamanhos padrões: Letter, Ofício, A5, A4, B5, 10 x 15 cm (4 x 6 pol.), 13 x 18 cm (5 x 7 pol.), 20 x 25 cm (8 x 10 pol.), Envelope DL e Envelope Com 10.

Como saber qual papel posso usar

Para saber se sua impressora suporta papel mais grosso ou mais fino, ou melhor, com quais gramaturas, e quais as dimensões suportadas, não há outro meio de saber se não consultando o manual de instruções da mesma ou visitando o site do fabricante.

Vale lembrar que alguns tipos de papel tem carcaterísticas mais específicas, como brilho etc. Além disso, devemos ter em mente que alguns fabricantes não falam apenas de características técnicas, mas também citam o nome dos papéis, como cartolina, papel couchê, papel cartão, papel fotográfico, papel reciclado, papel kraft, papel offset etc.

Dessa maneira você ficará sabendo qual é a gramatura máxima e mínima recomendadas bem como os tamanhos suportados. Seguir essa recomendação é importante para obter melhor qualidade de impressão bem como evitar problemas na impressora.